Como calcular os gastos do chuveiro elétrico

Com a chegada do inverno, muitas pessoas passarão a tomar banhos quentes e a preocupação da maioria é o consumo da energia durante a soma total de banhos no final do mês. Realmente isso pode ser preocupante, mas se você tiver noção do quanto está gastando durante cada minuto de banho, talvez você consiga fazer uma boa economia.

Primeiramente você precisa saber qual é a potência elétrica em watts  da sua ducha, se não souber sugiro que pesquise sobre o modelo dela, isso  é muito importante. Depois disso você precisa saber o valor cobrado por kilowatt que a empresa de energia cobra a você. Isso e fácil, na sua conta de luz está escrito o valor.

Vamos aos cálculos:

Supondo que uma ducha de chuveiro elétrico tenha a potência 5000W e que um banho dure 10 minutos por dia, o cálculo seria assim:

Tempo = 10 minutos x 30 dias = 300 minutos = 5h mensais de banho.
5000W x 5h =   25000/ 1000 = 25kWh

Então, multiplicando a potência do chuveiro sobre o número de horas e dividindo por 1000, resulta em 25 kilowatt hora por mês. Sendo que essa é a forma que é cobrada na sua conta de luz. E se você quiser saber o preço que isso vai dar, continue a conta fazendo o seguinte:

25kWh x 0,31 = 7,75  onde 0,31 é o preço cobrado por kWh, isso pode variar por cidade e bairro, por isso é recomendável que você pegue a sua conta de energia e faça o cálculo.

E se caso você tenha uma família grande que não está nem ai para os gastos, você pode controlar o tempo de cada banho, usando um aparelho que temporiza cada banho… Dê uma lida: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425022345-temporizador-e-controlador-de-temperatura-p-duchachuveiro-_JM