Black Friday – Saiba o que é e como funciona

O Black Friday é um dia dedicado a maior venda anual dos Estados Unidos e de países que participam do evento que surgiu nos EUA em meados do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, quando o país se encontrava em crise financeira. O Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro e é adotado pelo Canadá, Reino Unido, Paraguai, Portugal, Austrália e Brasil. No Brasil, o Black Friday chegou em 2010 através da empresa Busca Descontos que hoje é o site oficial brasileiro em anunciar a data e as empresas que participarão dos descontos.

Com base nas reclamações dos participantes das promoções, algumas empresas haviam anunciando falsas ofertas e as vezes até aumentava o preço do produto, alegando desconto especial para a data em questão. Esse ano, as coisas mudaram e o site Busca Descontos declarou que todas as lojas que participarão oficialmente o dia de descontos através de uma parceria com eles, teriam que dá promoções reais. As empresas que não cumprissem com essa obrigação, seriam banidas do Black Friday e perderão o direito de usarem o selo seguro de participação do evento.

Dicas para comprar com segurança no Black Friday

1 – Verifique se o site que oferece desconto está listado na página: http://www.blackfriday.com.br/lojas/

2 –  Use o Reclame Aqui para saber a reputação da loja. Leve em consideração a resposta da empresa e se a solução apresentada por ela satisfez o usuário que prestou a reclamação.

3 – O Proncon divulgou uma lista com mais de 300 sites, que você não deve comprar nem fora do Black Friday, confira a lista:  http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_sitenaorecomendados.pdf

4 –  Use o site Buscapé para procurar pelo o preço do produto e saber se o preço que está em promoção, realmente está com desconto e se vale à pena aproveitar.

5 – Embora alguns sites não participem oficialmente do evento, eles poderão fazer um saldão para os seus clientes, por tanto use as nossas dicas para saber se o site é confiável

6 – Leia as especificações detalhadamente de cada produto, leia os termos de envio e tudo o que você precisa saber antes de comprar. Se possível, ligue no telefone do site e faça todas as perguntas possíveis para o atendente.

Como aproveitar os melhores descontos do Black Friday

O evento começa na madrugada de quinta para sexta-feira, exatamente a meia-noite e tem duração de 24h. E como você deve imaginar, existe um limite de estoque para cada produto oferecido na promoção, por tanto, quanto mais rápido você encontrar o que você procura, maior serão as chances de você conseguir comprar.

Existem fóruns que tem tópicos fixos, aonde os membros publicam links e ofertas das promoções que foram encontradas em sites como o Submarino, Americanas, Casas Bahia, TinyDeal, DealExtreme, eBay e etc.. Embora estes últimos mencionados sejam sites chineses e americano, você também poderá participar da promoção que eles oferecem em produtos com entrega para o Brasil. Para saber como comprar neles, leia: Como fazer compras no TinyDeal, DealeExtrene e eBay.

Fórum HardMob – Tópico para o Black Friday internacional  – Para compras nacionais, haverá vários tópicos, basta navegar pelo o site.

Fórum Game Vicio  – As ofertas serão compartilhadas no dia do evento.

Twitter, Facebook e Google Plus – Com certeza o assunto principal da próxima sexta-feita será o Black Friday, clique sobre as hashtags para saber o que os usuários estão falando sobre e as ofertas compartilhadas.

Cadastre-se no Busca Descontos – O site que promove o dia mundial de descontos no Brasil, enviará algumas ofertas por e-mail para os usuários cadastrados.

 

Logotipo do Black Friday

2 thoughts on “Black Friday – Saiba o que é e como funciona