Windows Phone: Vale a pena comprar um Lumia?

O Windows Phone é um sistema operacional que apesar de mais de 3 anos de atuação no mercado dos smartphones e de ser continuação do Windows Mobile, o SO da Microsoft não é tão conhecido como como os seus concorrentes Android e iOS, apesar disso o Windows Phone para quem já ouviu falar sobre ele, ainda é uma opção a ser cogitada por pessoas que querem comprar um celular moderno.

Como todo celular, linha ou sistema operacional tem os seus pós e contras, o sistema operacional dos celulares da linha Lumia da marca Nokia não fica atrás ainda mais se comparado aos seus concorrentes que estão há mais tempo no mercado e na “boca do povão”.  Um dos principais benefícios do  sistema da Microsoft é a fluidez na velocidade de execução dos aplicativos se comparado ao Android, apesar disso ainda há demora em executar algumas funções como por exemplo, a restauração do aparelho, o que levou uma média de 15 minutos para ser concluída, muito tempo se lavar em consideração que a maioria dos aparelhos com Android leva até 5 minutos para fazer a mesma tarefa. Confira abaixo algumas das impressões feitas à partir do aparelho Nokia Lumia 520 com Windows Phone 8.0.

Benefícios do Windows Phone e Lumias

  • Fácil de ser usado por pessoas leigas
  • Rápida execução de aplicativos
  • Recursos de fábrica que em outros sistemas concorrentes só está disponível via aplicativos
  • Ótima economia de bateria
  • Boa interação com os serviços da Microsoft
  • Ótimo custo benefício  com o Lumia 520
  • Botão físico para a câmera

Desvantagens do Windows Phone e Lumias

  • Falta de aplicativos e jogos populares
  • Demora na execução de tarefas do sistema, tal como a restauração de fábrica
  • Esquenta o aparelho com tarefas simples, como o uso da internet
  • Não dá para mudar a interface, apenas mudar a cor dos temas
  • Os aplicativos fica em listas
  • Interface que combina com o sistema em  alguns aplicativos como o WhatsApp e Viber

Vale a pena comprar um celular com Windows Phone?

Depende muito do que você procura. Se você está querendo abandonar o Android ou iOS para aderir ao mundo do Windows Phone só compensa se você não for um usuário muito exigente que use o celular para coisas além das básicas, como usar a internet, fazer ligações, trocar mensagens, tirar fotos. Caso você seja um usuário exigente, o sistema operacional mobile da Microsoft vai te deixar na mão, embora se você quiser adotá-lo como um sistema secundário, vale a pena sim. O Nokia Lumia 520, atualmente é o celular mais barato com o Windows Phone 8.0 e pode ser uma boa aposta para quem quer entrar nesse novo mundo.

Caso você possa escolher entre um Motorola Razr D1 e um Lumia 520, o Motorola Razr D1 pode ser mais promissor para quem está procurando um smartphone barato e com um bom custo benefício. Do contrário, aposte no celular da Nokia se você já tiver um celular como o Motorola Moto G ou aparelho superior.

Um pouco mais sobre o sistema….

O Windows Phone faz um ótimo trabalho no gerenciamento de aplicativos, por tanto os travamentos é menos frequente em relação ao Android, mas isso não deixa de acontecer principalmente quando o recurso de economia de bateria está disponível. Falando em recurso de economia de bateria, essa otimização realmente estende o uso da bateria sem diminuir tanto a performance do aparelho. Recursos como a diminuição de brilho automática não funciona tão bem quanto nos outros sistemas operacionais concorrentes e pode atrapalhar a leitura.

O Here Maps (equivalente ao Google Maps) parece ser até mais exato que o seu concorrente. Pelo menos em todos os testes de localização, ele mostrou exatamente aonde o aparelho se encontrava, sem haver margens como o Google Maps as vezes mostra.

Os bugs comuns do Android, referente a aplicativos pararem de responder e assim serem fechados parece não existir no Windows Phone 8, quando um aplicativo trava, alguns segundos depois ele volta estabilizado.  Essa é mais uma das vantagens contra o sistema da Google.

Aplicativos como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera Mini, Dolphin Browser não estão presentes no sistema da Microsoft. Apesar de existir o UC Browser, a melhor opção é o Internet Explorer, mesmo que você não seja muito fã dele.

Celular Nokia Lumia 520 com o Windows Phone 8

 

2 thoughts on “Windows Phone: Vale a pena comprar um Lumia?

  1. Oie tenho um lumia 520 não consigo baixar nenhum aplicativo.pois o sistema Microsoft ta sempre. Indisponível como eu faço?ou quem pode me ajudar. Obg

    Reply
  2. Olá, tenho um Lumia 520, ele atualizou para o 8.1 assim que comprei, sem nenhum problemas e é muito funcional. Ele tem Office, sensor de proximidade, calendário, clima, whatsapp, viber, skype, facebook, alarmes, banco do brasil, fotos, câmera, mapas e uma infinidade de coisas. Estou muitíssimo satisfeito com o Lumia e já fui usuário de Android e já experimentei um IOS (não que experimentar sirva de base, mas me identifiquei muito mais com o Windows Phone).

    Agora a loja de aplicativos cresceu de uma maneira assustadora, estão volumosos a quantia de aplicativos, já temos inclusive browsers como o UC, Maxthon e Opera disponíveis.

    Em resumo, vale muito a pena ter um.

    Recomendadíssimo

    Reply