Google Now: Lista de comandos

O Google Now, um recurso inteligente que chegou ao Android a partir da versão 4.0 é um dos principais atrativos do sistema mobile. Através do Google Now, você pode usar alguns comandos de voz para o seu celular executar as atividades por você, por exemplo com o comando “ligar para ‘nome do contato'” dentro de alguns segundos o seu aparelho fará a chamada sem que fosse preciso você ir até a lista telefônica ou digitar os números e clicar no botão “chamar”.

Com destaque no Moto X pela a precisão de obediência aos comandos à distância através do “Ok Google”, o assistente pessoal inteligente que acompanha a maioria dos celulares com o Android a partir da versão Ice Cream Sandwich possui dezenas de comandos que podem facilitar o uso do aparelho para várias pessoas, principalmente deficientes visuais. Entre os comandos mais populares do Google Now, estão as seguintes frases “Definir um lembrete”, aonde você poderá escrever algo como “Lembre-me de ir ao cinema no fim de semana”, a frase “Definir um alarme para às 5h”, o sistema programará um alarme para despertar no horário indicado e o “Abrir aplicativo”, aonde você poderá pedir para que o assistente pessoal abra o aplicativo da sua preferência.

Como usar o Google Now

Se o seu smartphone for o Moto X ou qualquer outro celular com o Android acima do 4.1 e em idioma inglês, francês ou alemão você poderá dizer “Ok Google Now” acompanhado de um comando da lista abaixo sem precisar estar com o aparelho nas mãos. Caso o contrário, siga os seguintes passos.

  1. Na área de trabalho do seu celular localize o seguinte widget
    Widget do Google Now no Android Kitkat 4.4.1
  2. Pressione o ícone do microfone e fale o comando desejado.

Lembre-se: O Google Now é um recurso inteligente e você não precisa falar parando, você pode falar uma frase completa em velocidade normal e o assistente virtual entenderá quase perfeitamente tudo o que você disse. Em alguns comandos como o “ligar para”, pode acontecer do sistema identificar outros contatos com o mesmo nome digitado por você, seja eles da rede do Google Plus, Facebook, e-mail, Skype e etc.

Comandos do Google Now

Os comandos a seguir, estão disponíveis nos seguintes idiomas: francês, alemão, italiano, japonês, coreano, russo, espanhol e português (Brasil) e pode acontecer de um ou outro não funcionar no Brasil.

Comando  –  O que você deve falar

  • Ligar para  –  “Ligar para o Bruce” ou você pode usar o “Discar” e em seguida mencionar o número do contato, ex  “Discar 9999-9999”
  • Calorias –  “Calorias da banana” – Esse recurso permite que a assistente fale em voz alta quantas calorias contém o alimento desejado.
  • Acessar – “Acessar www.internetdicas.com.br” – Você pode usar a palavra “Acessar” + o site que você deseja.
  • Quem é – “Quem é Tim Maia?” – O Google Search será aberto exibindo informações sobre o famoso que você perguntou, em alguns casos a assistente fará um resumo em voz para você.
  • Aonde nasceu – “Aonde nasceu Tim Maia?” – A assistente fará uma busca e em seguida dirá para você a cidade, o país e o ano de nascimento.
  • Qual é a idade de – “Qual é a idade do Silvio Santos?” – Você será informado sobre a idade do famoso, a data de aniversário e o ano de nascimento.
  • Quem são os vencedores de – “Quem são os vencedores do Oscar 2014”  – Informações sobre os vencedores do popular evento escolhido por você.
  • Traçar rota – “Traçar rota para São Paulo” –  A agente mostrará como chegar no ponto de destino escolhido por você, podendo ser citado o nome da rua também.
  • Informações sobre o tempo – “Vai chover hoje?”; “Como estará o tempo amanhã?”  você terá as informações sobre o tempo no seu bairro.
  • Resultado de jogos – “O Vasco ganhou hoje?” – O resultado do último jogo aparecerá e a assistente informará para você.
  • Locais – “Encontrar Pizzaria” – Você poderá falar o nome da pizzaria ou apenas esperar o Google Now mostrar as pizzarias mais próximas de você. O mesmo comando serve para encontrar pontos turísticos.
  • Atrações – “Quais são as atrações de Curitiba?” – Use esse comando quando precisar saber sobre os pontos turísticos de uma cidade.
  • Abrir música, filme ou livro – “Abrir Blood Brothers do Iron Maiden”; “Abrir filme A Ilha do medo”; “Abrir livro A Menina que roubava livros”, use um desses comandos para pedir para a agente do Android abrir um conteúdo que se encontra no seu celular.

Existem vários outros comandos que podem não estar disponíveis no idioma português brasileiro, caso você queira verificar a lista completa, a Google tem uma página sobre o Google Now aonde mostra alguns comandos e as suas funções. https://support.google.com/websearch/answer/2940021?hl=pt-BR