Como rastrear um celular perdido ou roubado

O conteúdo dessa publicação terá maior validade caso você tente antes de qualquer coisa tentar localizar o seu celular logo em seguida que ele for roubado, ou seja quanto mais antes você correr para um computador com internet maiores serão as suas chances de saber se o seu celular está apto de ser recuperado.

É necessário que você aguarde pelo menos 48h antes de tentar fazer o bloqueio do celular por IMEI ou do chip, caso acredite que ele tenha sido perdido e não furtado.  Por tanto, siga as instruções que estamos dando abaixo para você tentar recuperar o seu smartphone.

Como rastrear um celular roubado

Método Google

Pré requisitos:

  • Não ligue para o celular em primeira circunstância, pois a probabilidade de alguém encontrá-lo e não devolvê-lo são tão grandes o quanto localizar um celular roubado.
  • Não entre em desespero. Caso você acredite que alguém tenha encontrado ele, tente ligar para o seu número amigavelmente e ofereça uma remuneração para quem devolvê-lo.
  • Se você notar que quem achou tirou o chip e você conseguiu localizá-lo, não vá atrás por conta própria. Leve a localização para uma autoridade como um policial ou um guarda municipal.

Requisitos:

  • Um computador conectado a internet
  • Um celular com Android
  • Celular perdido conectado a internet
  • Saber login e senha do celular (conta Google ou Gmail que foi cadastrada no primeiro contato com o celular)
  1. Acesse a página de rastreamento do Google: https://www.google.com/android/devicemanager
  2. Clique no botão para localizar o celular
    Botão de localizar celular perdido ou roubado
  3. Imediatamente o Google tentará se conectar ao dispositivo a procura do mesmo. Em seguida aparecerá a localização dele no Google Maps.

O Google não mostrará o endereço exato do celular, mas dará uma localização quase precisa. Na mesma página você poderá ver a precisão, com a precisão você terá ideia de como encontrar o celular. Caso você vá ao local e não o encontre, clique em “tocar” e o celular tocará por 5min, mesmo que ele esteja em silencioso. Observação: Só clique em tocar se estiver no local, pois se alguém estiver passando e ouvir o celular perdido tocar, as suas chances para recuperá-lo será quase nula.

Rastrear usando o Android Lost

Logotipo do site Android Lost

O Android Lost é um aplicativo gratuito que quando instalado no celular permite que através do site www.androidlost.com você tenha controle sobre o seu celular. A principal função do Android Lost é ser um aplicativo espião que além de permitir você localizar um celular remotamente permite que você tire fotos usando a câmera do celular, dentre outras coisas que você verá abaixo. Por tanto, se você não pode pagar por um aplicativo como o Cerberus que falaremos em seguida, o Android Lost é uma boa alternativa.

Funções do aplicativo

  • Rastrear o celular pelo computador
  • Usar a câmera frontal e traseira para tirar fotos a qualquer momento que você quiser (desde que esteja conectado a internet)
  • Fazer gravações de conversas
  • Notificá-lo quando o chip for alterado e avisá-lo sobre o novo número
  • Mostrar chamadas e SMS enviados e recebidos
  • Apagar e bloquear conteúdo do celular e várias outras coisas

Como usar o Android Lost

  1.  Acesse o www.androidlost.com
  2. Clique em “entrar”
    Página inicial do Android Lost
  3. Você será redirecionado para uma página do Google, aonde vai pedir login e senha. O login e senha digitado deverá ser o da sua conta Google cadastrada no Android, após digita o login e senha aparecerá uma página pedindo autorização para que o site www.androidlost.com possa acessar a sua conta Google, clique em “allow” e prossiga.
  4. Voltando a página de do aplicativo, você poderá usar as funções oferecidas. Por exemplo, caso você queira tirar fotos usando a câmera frontal ou traseira, clique em “controles” e em seguida em “tirar foto” aonde diz “câmera frontal” e “câmera traseira”.

Rastrear usando o Cerberus

Página de login do Cerberus

O Cerberus é um aplicativo pago que tem a mesma proposta do AndroidLost, e é tão completo o quanto seu concorrente gratuito para um app antiroubo. Com uma função especial para aparelhos com root, o Cerberus  pode continuar instalado no seu celular, mesmo que ele seja resetado de fábrica e tenha uma nova ROM instalada nele. Conheça abaixo algumas funções oferecidas pelo aplicativo!

  • Rastrear o celular caso ele esteja com a internet e GPS ativos
  • Fazer captura e gravação da tela
  • Enviar SMS e fazer ligações
  • Obter registro de chamadas, aplicativos e mensagens
  • Apagar cartão de memória e memória interna e várias outras funções

Como rastrear um celular usando o Cerberus

  1.  Acesse o site https://www.cerberusapp.com
  2. Digite o seu nome de usuário e senha que foi cadastrado quando você instalou o aplicativo
  3. Em “dispositivo” selecione o seu celular
  4. Em “comando” escolha a opção que você quer e aguarde se será possível concluí-la ou não de acordo com o log que fica ao lado direito da tela.