Como fazer seu Firefox usar menos memória

Que o Google Chrome é o grande “abocanhador” de memória RAM, todos sabem. Acontece que o Mozilla Firefox em alguns computadores consegue ser tão faminto por ela, quanto o Google Chrome. Logo um usuário com um computador de 4GB de RAM e que usa mais de um navegador para trabalhar ou acesso acaba não podendo desfrutar tanto da frase “memória RAM foi feita para ser usada”, visto que o computador acaba perdendo gradativamente o desempenho a medida que cada aba comemora aniversário.

Há pouco temo a Mozilla desenvolveu uma versão do Firefox destinada a desenvolvedores e webmasters por possuir recursos e ferramentas que auxiliam no trabalho com websites. A versão pode ser usada por qualquer usuário, não tem nenhum bicho de 7 cabeças. Nessa versão há um grande barato, um recurso chamado multi-processos, algo que talvez chegue ao Firefox comum nas próximas versões. O recurso aparentemente comprime os processos e impressiona bastante.

Nos testes que fizemos, estava aberta 15 abas e o navegador estava consumindo cerca de 950MB de memória RAM, após ativar o recurso, reiniciar o navegador o navegador ficou com pouco mais de 195MB de RAM. Como parecia que reiniciar o navegador tinha feito ele “relaxar”, começamos a usá-lo por mais tempo e navegar em cada aba por alguns minutos, enquanto o gerenciador de tarefas estava aberto do lado para o monitoramento. Acredite se quiser, todos os processos das 15 abas não passaram os 230MB de memória RAM e a medida que fomos fechando e abrindo novas abas, a quantidade de RAM usada pelo Firefox para desenvolvedores ia diminuindo e aumentando.
Firefox para desenvoolvedores logo
Em resumo, se você estiver tendo problema com o Mozilla Firefox ou Google Chrome com o uso excessivo de memória, faça um teste com essa versão do navegador. Em 5 meses de uso, ela não mostrou bugs e os crashs foram poucos.

Como instalar o Firefox para desenvolvedores

  1. Acesse a página oficial do navegador: https://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/developer/
  2. Clique no botão “download gratuito”
  3. Após concluir o download, dê dois cliques e instale o navegador.
  4. Para ativar o recurso de multi processos, pressione ALT
  5. Clique em Ferramentas, depois em opções
  6. Marque a caixinha “Ativar o multi-processos do Firefox Developer Edition”
    Firefox para desenvolvedores
  7. Reinicie o navegador e use normalmente

Usuários que costumam hibernar o computador ao invés de desligá-lo ou deixar ligado por dias costuma contribuir para que os navegadores use mais processos de CPU e memória RAM, mesmo sendo o ideal reiniciar os navegadores ao menos uma vez por dia, esse recurso proposto por esta versão do Mozilla Firefox cai como uma luva. Embora ela consuma menos memória, com o uso de CPU não podemos dizer o mesmo. Por conter várias ferramentas destinadas a desenvolvedores e programadores, essa versão provavelmente vai consumir pelo menos 20% de CPU a mais que a versão comum. Felizmente não é algo que abale a navegação e nem tampouco cause lentidão em computadores e notebooks, mesmo os mais antigos.

O teste foi feito apenas no Windows 7. Não garantimos o funcionamento do recurso em outras versões do Windows e nem de outros sistemas operacionais, caso você resolva fazer o teste, por favor deixe o seu feedback nos comentários aqui.