Windows 10 para quem está migrando do Windows 7

Com o lançamento programado para hoje 29/07/2015 o Windows 10 já está sendo instalado automaticamente e manualmente em muitos computadores. Nas últimas 24h a tensão para testar o novo sistema aumentou a medida que cada minuto se aproximava da meia noite, sites e grupos de tecnologia tem feito do Windows 10 o assunto mais comentado do momento e será assim por mais algumas semanas. O sistema recém chegado da Microsoft veio com muitas novidades, incluindo a atualização do Windows 7 para o Windows 10 automaticamente, via Windows Upgrade e por se tratar de um sistema mais antigo, algumas pessoas tem tirado conclusões precipitadas e concluído que alguns bugs do Windows 7 são definições ou limitações do sistema que os impedem de atualizarem o sistema.  Na postagem “Windows 10 para quem está migrando do Windows 7” o Internet Dicas vai tentar esclarecer algumas dúvidas que eventualmente tomam de conta de vários usuários.

Windows 7 pirata vai atualizar para o Windows 10 normalmente?

Sim! Embora a Microsoft já tenha dito isso, vários usuários tem espalhado nas redes sociais que o motivo do Windows 7 não atualizar para o Windows 10 é pelo possível fato de o usuário ter um sistema pirata instalado. Não é verdade!  Fizemos o teste e a menos que você tenha usado o software RemoveWAT, o Windows 7 atualizará normalmente.

Para que o ícone de atualização apareça no sistema, você deve ter todas as atualizações instaladas e o software RemoveWAT como o próprio nome sugere, remove a atualização WAT (Windows Activation Technologies) a qual é responsável por verificar se a cópia que o usuário usa é original ou pirata.  Para reverter isso, você deve baixar novamente o software RemoveWAT e desfazer do bloqueio.

Como voltar do Windows 10 para o Windows 7 ou Windows 8.1 sem perder seus arquivos

O Windows 10 felizmente permite que o usuário teste o sistema e caso não goste, volte para o Windows 8.1 ou Windows 7. Você tem 30 dias para decidir, depois disso a opção de downgrade não estará mais disponível. Como fazer a migração para o sistema anterior? Abra o menu iniciar, digite “Windows update”, clique em “Configurações do Windows Update”, na janela que abrir clique em “Recuperação”, clique em “Introdução”, vai aparece uma janela de feedback para entender os motivos da sua decisão, depois de selecionar você clica em avançar e segue as próximas instruções.

Opção para fazer downgrade do Windows 10 para o Windows 8.1 ou Windows 7Por padrão a opção “hibernar” no Windows 10 vem desabilitada

Muitos confundem o modo “hibernar” com o “suspender”, a diferença é simples, enquanto o hibernar desliga o seu computador, o suspender apenas suspende a atividade do seu computador, desliga alguns hardware e fica ligado em modo econômico de energia, nesse caso tirar ele da tomada, reiniciar ou uma queda de energia faria perder todo seu trabalho não salvo e janelas abertas, já com o computador hibernado, o seu trabalho seria restaurado a partir do momento que o computador fosse ligado. Infelizmente desde o Windows 8.1 a opção para hibernar vem desabilitada, nesse caso você precisaria habilitá-la manualmente. Para quem no Windows 7 já tinha configurações de energia definida para hibernar, após o upgrade para o Windows 10, as configurações continuarão válidas, embora no menu iniciar ela não apareça.

Para reverter isso, basta acessar o Painel de controle > Hardware e sons > Opções de energia > Configurações do sistema > Alterar configurações não disponíveis no momento > Selecione “hibernar” e salve as alterações.

Suas configurações de organização de arquivos voltarão para o padrão

Geralmente quem trabalha com arquivos costuma organizá-los de uma maneira que melhor lhe atenda, seja ela organizando por data de modificação, por nome, por tamanho ou por qualquer outra definição. Infelizmente após migrar para o Windows 10, essas configurações vão voltar para o padrão e você terá que refazer tudo manualmente.

Quem tem dual boot poderá ter algum problema ao migrar de sistema?

Em nossos testes havia o Elementary OS e o Windows 7 em dual boot, sendo o Elementary OS instalado dentro do Windows (não necessariamente, mas na mesma partição) e após o upgrade, felizmente não houve nenhum problema com isso. Mas é bom lembrar que caso o seu sistema padrão não seja o Windows, é bom ficar atento quando o computador reiniciar durante a instalação do Windows 10, ele reiniciará com 30% (após terminar de copiar os arquivos), com 75% (ou após instalar os drivers) e só.

Vale lembrar também que em algumas etapas da instalação haverá uma demora que aparentará incomum e você pensará que a instalação deu problema, não tenha pressa, é normal a demora em algumas etapas e por mais que os números não mostrem progresso, em outras etapas a instalação vai pular 10%, 20% e até 30% de uma vez. O tempo médio da instalação é entre 1h e 2h.

Outras curiosidades sobre o Windows 10

  • O Windows 10 não tem muitos temas disponíveis por padrão.
  • O menu iniciar apesar de ser mais bonito, não tem uma barra de pesquisa que funciona tão bem quanto do 7.
  • O seu navegador padrão será redefinido e será o Microsoft EDGE.
  • Quem tem Windows 7 pirata (ativado usando softwares como o 7Loader ou seriais de terceiros) ficará com Windows 10 original basicamente como era no 7.
  • Usando o comando “wuauclt.exe / UpdateNow” (sem as aspas) no CMD, o Windows 7 que já tiver o Windows 10 baixado mostrará uma janela para o usuário iniciar a instalação.
    Programa para fazer atualização do Windows 7 para o Windows 10

 

 

 

2 thoughts on “Windows 10 para quem está migrando do Windows 7