Internet – Como saber a velocidade da sua

Você sabia que mesmo tendo contratado um plano de internet, você pode estar recebendo a velocidade de outro plano de valor mais baixo? Não é incomum que isso aconteça e para os mais leigos ou poucos informados, esse problema é muito abrangente. Em uma busca rápida no Google, é possível encontrar milhares de fóruns e sites de reclamações infestados de usuários reclamando sobre o seu provedor de internet que está enviando uma velocidade inferior a que foi contratada.

Antes de mais nada, você precisa entender que no Brasil nós temos leis que protegem as operadoras e impede que o usuário busque por meios judiciais receber toda a internet contratada. Desde de novembro de 2014, a ANATEL obriga as operadoras a entregarem a velocidade mínima de 80% da internet contratada durante todo  mês, é um número baixo se você levar em conta que não pode pagar por 80% do valor da sua internet contratada, mas já foi bem pior.

Recomenda-se que pelo menos uma ou duas vezes por dia, durante todos os dias que você usar a internet que você faça o teste de velocidade da sua internet. Você pode usar o Teste Power GVT, o Minha Conexão, o SpeedTest, ou o Brasil Banda Larga que é do governo. A velocidade pode variar entre um velocímetro e outro, por tanto recomenda-se que você use mais de um site para os seus teste.

No Android, Windows Phone e iOS você pode usar aplicativos como o SpeedTest que pode ser baixado pela loja de aplicativos de cada sistema.

Abaixo listamos algumas perguntas e respostas com problemas comuns  e possíveis soluções para tentar resolver.

Leia também: Como usar a internet grátis da Oi Wifi Fon

Leia também: Internet lenta? Saiba o que fazer!

Problemas com a internet? Veja soluções!

A minha internet está lenta a ponto de não abrir nenhum site, o que fazer?

R: Se após fazer o básico (reiniciar o modem/computador) você ainda continuar com lentidão, você deve ligar para a sua operadora e informar sobre o problema, pedindo uma solução. Lembre-se de anotar o número de protocolo, ele servirá para você abrir uma reclamação no site da ANATEL, caso seja necessário.

Apenas alguns sites não abrem, os outros continuam funcionando normal, como resolver?

R: É muito provável que o seu problema esteja relacionado ao DNS, é só mudar o DNS do seu PC e ele passará a funcionar. O mesmo vale se só em um computador ou celular o problema esteja acontecendo.

Eu estou recebendo uma velocidade inferior a que foi contratada, o que posso fazer?

R: Ligue para a sua operadora, informe a atendente e se possível cite o artigo da ANATEL que diz que você não pode receber menos de 80% da velocidade contratada. Peça que eles resolvam o seu problema, dê desconto nas suas faturas (caso o problema esteja ocorrendo há mais de um mês) e solicite que eles façam o conserto. Caso a sua operadora ofereça uma velocidade maior ou menor alegando que a sua rede não tem estrutura para a velocidade contratada, não aceite. Procure a ANATEL e informe sobre o problema, se mesmo assim não for resolvido, procure o Juizado Especial Cível e o Procon.

O YouTube e Netflix estão muito lentos, mas sites de filmes piratas carregam normal, o que pode ser?

R: Existe uma prática feita por operadoras chamadas de Traffic Shaping, a prática consiste em diminuir a velocidade para alguns sites. No Brasil algumas operadoras costumam fazer isso para o YouTube e Netflix, é por isso que mesmo com uma internet de 10 megas você não consegue assistir um vídeo em full HD sem travar. Mais uma vez indicamos que você procure a Agência Nacional de Telecomunicações!

Velocímetro de internet