Como utilizar as redes sociais a meu favor

Você é do tipo de pessoa que vive postando nas redes sociais qualquer coisa que vê pela frente? Saiba como usar as redes sociais para benefício próprio.

As redes sociais já difundiram-se mundo afora e estão por todos os lados. Antes, era muito comum as redes sociais serem bloqueadas ou proibidas no ambiente de trabalho, mas com o surgimento dos smartphones, tablets, iPads e outros dispositivos tecnológicos, é quase impossível controlar o que cada um faz na rede. O fato é que, apesar de muita gente usar as redes sociais para lazer ou por pura exposição, postando tudo o que vê pela frente, comentando em fotos e páginas, curtindo diferentes tipos de conteúdo e conversando com os amigos, tem aqueles que se preocupam com sua exposição e querem manter uma boa impressão, principalmente quando se tem o chefe ou colegas de trabalho inscritos em sua conta. É aquela velha história, parece que ninguém está vendo, mas basta você postar alguma coisa para todo mundo vir com um comentário e, mesmo quem não se manifesta, está espiando e tirando conclusões a seu respeito em off.

As redes sociais não são usadas apenas para descontração, mas podem potencializar carreiras, promover crescimento profissional e servir como uma ferramenta a mais para divulgar seu trabalho e atrair o interesse de outras empresas. Contudo, para que isso seja possível é preciso abster-se de certos comportamentos e compreender até aonde você pode ir. Evitar debates inúteis de cunho político, religioso ou que denote preconceito só irá desfavorecer sua imagem, uma vez que você não conhece o posicionamento de seus parceiros. Pense sempre antes de compartilhar algum conteúdo e verifique se isso está dentro do limite do bom senso, além de analisar o grau de exposição de suas fotos e avaliações. Sempre que quiser expressar-se, faça-o de forma inteligente e que possa lhe acrescentar algo profissionalmente ou ser de interesse de seus contatos profissionais.

Um fator importante é também sempre que possível valorizar suas conquistas no âmbito profissional, destacando suas realizações, titulações e trabalhos ou portfólios que possam atrair possíveis convites à entrevistas de emprego. Lembre-se que hoje em dia, no mundo virtual, a aparência conta mais do que qualquer coisa e, por isso, exaltar uma imagem de mais seriedade e comprometimento com o senso ético-moral pode contar muitos pontos para seu lado profissional, além de causar uma boa impressão e cativar o respeito de quem visualiza seu mural com frequência. Tomando esses devidos cuidados, você vai poder desfrutar do que as redes sociais tem de melhor, mas sempre mantendo o bom senso e utilizando-as para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, evitando espalhar coisas desnecessárias e propagando algo que some para os seus contatos.

Confira vagas de emprego em São Paulo!