Computador Windows ligando sozinho – Como resolver!

Depois da atualização para o Windows 10 alguns computadores passaram a ligar sozinhos, o que fez com que algumas pessoas acreditassem que o problema estivesse relacionado a vírus ou algum defeito no próprio computador, de fato pode ser esse problema, mas se isso não acontecia antes de você migrar para o Windows 10, isso pode ser resolvido facilmente.

Nas versões anteriores, Windows 8 e 7, as atualizações no computador da maioria dos usuários eram desativadas por eles ou por técnicos que faziam a instalação do sistema, visto que via Windows Update a Microsoft fazia a verificação para saber se o sistema era pirata ou não. Por esse motivo, os computadores não ligavam sozinhos para a instalação de atualizações. Com o Windows 10, a Microsoft dificultou e em um período chegou até a não permitir que fosse desativada as atualizações do sistema, por conta disso é comum que o computador da maioria das pessoas que atualizaram para o recente sistema da Microsoft comece a ligar sozinho, principalmente de madrugada.

Existem duas maneiras de desativar esse recurso que é chamado de “despertador”, um deles é nas configurações do Windows e o outro é nas configurações da BIOS, nesse caso cada placa mãe tem a sua forma de desativar e você precisa descobrir junto com a fabricante dela como isso deve ser feito.

Como fazer o Windows parar de ligar automaticamente

  1. Na barra de pesquisa, do Windows digite o seguinte “gerenciamento de energia”
    Pesquisando pelo gerenciamento de energia no Windows 10
  2. Clique em “Editar plano de energia”
    Editarplano de energia no Windows 10
  3. Vá em “Alterar configurações de energia avançadas”
    Alterando plano de configurações de energia no Windows 10
  4. Procure pela opção “suspender” e clique no botão “+” ao lado esquerdo, em “permitir despertadores” clique no botão “+” e em “configuração”, coloque como “desativar”.
    Opções avançadas do gerenciamento de energia do Windows 10
  5. Clique em “aplicar” e depois em “OK” e pronto.

Depois de desativar isso, o seu computador não vai mais ligar sozinho. Caso isso aconteça, você vai ter que desativar essa opção diretamente pela BIOS, se você não tem conhecimento técnico básico, procure alguém que tenha para fazer isso, do contrário você poderá prejudicar algo no seu computador, caso mexa na opção errada.