Internet WiFi lenta apenas no celular? Veja como resolver!

Há algum tempo tive uma experiência chata que tive dificuldade em encontrar uma solução para esse problema. O que acontecia é que a internet WiFi no celular ficava lenta que as vezes ficava inacessível as páginas, usando aplicativos para medição de velocidade, a internet aparentava normal, logo tentei mudar o DNS e mesmo assim não resolveu.

Em uma pesquisa ampla no Google, mesmo em inglês o problema era relatado em massa, mas nenhuma das soluções proposta se aplicava ao meu problema. Após fazer o teste em outros dispositivos e com outros roteadores, descobri que talvez não fosse problema de hardware, mas sim de software. Comecei a mudar algumas coisas no meu roteador e foi mudando a conexão de IPV4 para IPV6 que a mágica aconteceu, como essa é uma mudança singular para cada marca de modem ou roteador, cabe a você descobrir como faz isso no modelo do seu.

Abaixo, deixo a solução para quem possui roteadores da marca Technicolor, modelo TD5136v2 distribuído pela operadora Oi Velox.

Leia também: Como mudar o DNS do seu PC

Leia também: Como saber a velocidade da sua internet

Leia também: Como usar internet grátis da Oi Wifi Fon

Como resolver o problema internet WiFi lenta no celular Android

  1. Abra a página do roteador pelo link: 192.168.1.1
  2. Use o nome de usuário e senha:
    Usuário: admin
    Senha: admin
  3. Clique em “login”
  4. Em “setup”, clique em “internet setup”
  5. Em “PPPoE” procure por “IP Protocol Version” e marque “IPv4 Only”
    Resolvendo problema de internet lenta no Android
  6. Clique em “Apply” e faça o teste no seu celular.

Sobre a causa do problema, aparentemente o Android à partir da versão 5.0 tenta forçar o roteador a trabalhar em IPV6, isso retorna a pacotes de internet lento para o celular.

Celulares mais afetados: Moto G, Moto X, Galaxy S5, Galaxy S6, LG G3, LG G4.

63 thoughts on “Internet WiFi lenta apenas no celular? Veja como resolver!

  1. cara, tenho um roteador da technicolor, e essa bosta quando abria o youtube demorava anos pra carregar a imagem dos videos, netflix era impossivel abrir e quando abria tinha o mesmo problema e demora muito mesmo pra carregar as imagens… cheguei a pensar que fosse DNS, mudei o mesmo dentro do roteador e nao resolveu, mas bastou fazer esse procedimento que foi instantaneo ficar normal! Muito obrigado mesmo, isso aconteceu apos mudar de residencia e na troca de endereço peguei um roteador novo com a operadora e o antigo eles levaram, meus saudosos agradecimentos!

    Reply
  2. Galera boa tarde. Muito boa dica, mas eu também tenho a bosta do technicolor e não tem opção de desativar o ipv6.

    Tô pensando em comprar um linksys, recomendam algum?

    Tenho os mesmos problemas de lentidão…

    Reply
    1. Para quem tem modem da NET, acesse 192.168.0.1 > 192.168.0.1/?wan_dynamic > 192.168.0.1/?wan_dynamicv6 [desmarque a caixa “DHCP (IPV6)” e clique em “aplicar”] em seguida acesse: 192.168.0.1/?wan_staticv6 [desmarque a caixa “IPV6 estático” e clique em “salvar”]. Depois teste a navegação no celular.

      Reply
  3. Mano muito obrigado olhei tantos tutoriais, mexi em varas coisas que me ensinaram e nada. continuava a mesma bosta. Mas agora com a sua ajuda tudo ficou perfeito novamente. Muito obrigado mesmo amigo.

    Reply
  4. Me ajuda, tenho um Moto g4plus e um Galaxy s6 edge, no moto g4 plus carrega super rapido o youtube (A pagina inicial do aplicativo) já no S6 demora pra caramba. No S5 da minha esposa mesma coisa, minha internet é net e meu modem/roteador é aqueles novos eMTA. Como configuro ele pra fumegar?

    Reply
  5. Rapaz estava com um problema enorme com minha internet, estava pensando até em trocar de provedor, até que li sua experiência e coloquei em prática. Ficou a velocidade da luz. Muito obrigado.

    Reply
  6. Muito obrigado, resolveu o problema do meu S6.
    Para quem tem modem da NET, acesse 192.168.0.1 > 192.168.0.1/?wan_dynamic > 192.168.0.1/?wan_dynamicv6 [desmarque a caixa “DHCP (IPV6)” e clique em “aplicar”] em seguida acesse: 192.168.0.1/?wan_staticv6 [desmarque a caixa “IPV6 estático” e clique em “salvar”]. Depois teste a navegação no celular.

    Reply
    1. Quando eu entro na página ele pede pra fazer login, só que aundo tento ele diz “login inválido”. Daí não consigo abrir pra reconfigurar. Como faço nesse caso??

      Reply
  7. Ótima,sua dica foi direto ao ponto.
    Só me restou uma duvida.
    Meu android e o 6.0,e vinha funcionando bem.
    O importante e que o incomodo esta resolvido.
    Valeu á dica amigo.

    Reply
  8. Jeferson Caetano de Arantej · Edit

    Muito bom, aí arregaça o resto da rede em casa , nos pcs, que precisa do ipv6 com os dns da google !!!
    É cada uma !!!

    Reply