Não, celulares chineses não serão bloqueados!

Há 3 anos houve boatos de que a ANATEL estaria trabalhando junto com as operadoras para fazer o bloqueio de sinal em celulares piratas. A notícia que teve início antes da Copa do Mundo, acabou tomando proporções de desinformações de cunho internacional, tanto que na época a Agência Nacional de Telecomunicações emitiu uma nota explicando como seria o bloqueio e que tão cedo não iria ocorrer e quando o assunto parecia já ter terminado, hoje explodiu notícias nos principais sites de tecnologia do Brasil e a desinformação é tão grande quanto era há 3 anos.

Pois bem, a informação sobre o bloqueio é verdadeira, mas os parâmetros usados para bloqueios que não são. A ANATEL de fato poderá bloquear celulares importados, desde que esses sejam taxados como celulares piratas. O que irá definir isso será a qualidade e marca do aparelho, a marca que a confiança passa e não o fato de ele ser fabricado em outro país e não ser regulamentado pela nossa agência de telefonia.

Para entender melhor isso, vamos entender o que são celulares piratas: Você provavelmente já viu em grupos de classificados do Facebook ou Mercado Livre, celulares vendidos como réplicas de iPhone, Samsung, LG, Motorola e outras marcas, esses são os celulares piratas e não são homologados por nenhuma agência de telecomunicação, o IMEI estampado nesses celulares na maioria das vezes são clonados ou de outras marcas. A ideia da ANATEL é justamente combater esse tipo de produto no país. Esse tipo de produto normalmente vem do Paraguai ou são fabricados no estado do Amazonas e nada tem a ver com celulares de marcas chinesas como Xiaomi, OnePlus, Huawei, ZTE, LeEco/LeTV, Coolpad, Lenovo e etc, celulares das marcas mencionadas são originais e totalmente autenticados pela TENAA que é o órgão de telefonia chinesa, esses aparelhos obedecem a regulamentação da agência de telecomunicação da China e são válidos no Brasil, não estando na mira da ANATEL.

Mas nem tudo são flores, o fato de não serem réplicas não quer dizer que são autenticados pela TENAA ou que tenham um IMEI original. A Doogee/Homtom por exemplo, usava IMEIs da Nokia, isso há 3 ou 4 anos, hoje em dia não sei dizer como anda a qualidade da marca em relação a isso.

Como saber se o meu celular tem IMEI original?

  1.  Abra o painel de ligações do seu celular e digite: *#06#
  2. Irá aparece 3 ou 4 sequências de número, pegue o primeiro IMEI (não MEID)
  3. Abra o site www.imei.info e digite os números do IMEI
  4. Se o site informar marca e modelo do seu celular, ele não será bloqueado.

IMEI informação

Por fim, se tiver quaisquer dúvidas sobre o assunto, entre no grupo Celulares Chineses no Facebook e lá terá um post para discussão sobre isso.