Análise – Tablet Cube iWork 10 Ultimate

Não é segredo que os tablets foram extintos no Brasil, com exceção a Samsung e Apple, os tablets encontrados por aqui normalmente são ultrapassados tanto em hardware quanto software. Ao contrário do Brasil, na China o mercado de tablets continua quase tão quente quanto o de smartphones e a cada geração os aparelhos trazem hardware cada vez mais robustos, alguns até conseguem ter desempenho de notebook e podem facilmente substituí-los.

Os tablets chineses além de possuir baixo custo, eles oferecem dualboot com Windows e Android, como é o caso do Cube iWork 10 Ultimate que ao mesmo tempo que traz uma versão do Android um tanto ultrapassada, possui a versão mais nova do Windows e oferece o desempenho necessário para uma navegação confortável. Abaixo uma análise completa do tablet na versão Windows 10.

Cube iWork 10 Ultimate: Design

Com 10.1″ e pesando aproximadamente 600g o Cube iWork 10 Ultimate não é o tipo de tablet que você irá querer para assistir Netflix ou navegar por longo tempo sem sentir cansaço.

Ideal: Usá-lo com suporte ou sobre uma mesa até mesmo para navegação.

Mesmo com uma bateria de 7200 mAh, o Cube iWork 10 Ultimate mantém uma espessura fina, por esse motivo a porta USB só pode ser acessada através de um cabo OTG que não acompanha o tablet. Como só há uma saída USB, você irá precisar de um HUB caso queira conectar múltiplos aparelhos.

Entradas disponíveis: P2, USB 2.0, HDMI, USB Type-C, Cartão de memória

Entradas do tablet Cube iWork 10

Cube iWork 10 Ultimate: Tela

Quem nunca esteve próximo de um tablet de 10.1″ não imagina o quão grande é a tela para um tablet, mas a intenção é clara, o iWork 10 quer ser o divisor de águas entre um tablet de até 8″ e um notebook de 14″, a ideia é não ser tão grande quanto um notebook e nem tão pequeno quanto um tablet comum.

Com resolução FHD em uma tela IPS e boa iluminação, a fabricante parece não ter economizado nesse sentido. Assistir filmes em alta definição é satisfatório.

Durante a navegação a atenção sobre a precisão dos toques é um destaque entre as dúvidas sobre o Cube iWork 10, a boa notícia é que o touch é bem preciso.

Pontos negativos:

  • Mancha fácil. Marcas de dedos ficam bem visíveis durante a navegação.
  • Ao tentar pausar um vídeo no YouTube, é comum que você clique na barra e acabe voltando para minutos iniciais.

Cube iWork 10 Ultimate: Sistema Windows e aplicativos/programas

Menu iniciar do Windows 10 do tablet Cube iWork 10

O Windows 10 é o maior atrativo desse tablet, embora original, o sistema vem em idioma inglês sendo necessário baixar um pacote de idiomas através do Windows Update.

A princípio, é preciso esclarecer que a versão do Windows presente neste tablet é basicamente a mesma versão encontrada em um PC ou notebook. Praticamente todos softwares serão compatíveis com ela, incluindo extensões para navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Yandex Browser e etc.

Por ter um hardware limitado a uso básico programas como PhotoShop e Microsoft Office não funcionarão bem, se servir como alternativa o Google Docs irá oferecer um uso mais prático em alternativa a programas como Word e Excel.

Cube iWork 10 Ultimate: Bateria

Com tela de 10.1″, a bateria de 7500 mAh do Cube iWork 10 consegue ter duração entre 5h e 7h de uso, sendo a média de 7h em navegação com brilho baixo e 5h com uso alternado entre navegação e vídeos.

Falando em bateria, o carregador original não passa confiança. Com menos de 10 min de carregamento, começou a sair um odor de eletrônico queimado e desde então ele não foi mais usado. Não sei dizer se foi um problema isolado ou se todos são assim. O carregador é bivolt, tem 2 amperes e pode facilmente ser substituído pelo carregador de outro celular.

Ficha técnica, preço e onde comprar o Cube iWork 10

[wpsm_comparison_table id=”24″ class=”center-table-align”]

NOTA: O tablet foi comprado na loja Banggood, eles enviam sem a caixa original e o tablet já vem com película de vidro aplicada. Logo não se assuste, não se trata de um aparelho usado.  Não fui tributado na compra do tablet, o valor declarado foi de US$ 40 e foi feito pela própria loja.

Link para comprar: http://www.banggood.com/Cube-Iwork10-Ultimate-64GB-Intel-Atom-x5-Z8300-Quad-Core-10_1-Inch-Dual-OS-Tablet-p-1040969.html

2 thoughts on “Análise – Tablet Cube iWork 10 Ultimate