Internet lenta? Saiba o que fazer!

Hoje em dia é comum você contratar um plano de 10 megas de internet e ter disponível a taxa de download equivalente ao plano de 5 megas ou menos. Isso pode acontecer por vários fatores, um deles é o Traffic shaping, um termo da língua inglesa que quer dizer “modelagem de tráfego”, ou seja, uma especie de limitação na sua banda larga por parte da sua operadora. Um outro motivo seria o DNS, um elemento capaz de traduzir e simplificar o acesso a um domínio de um website, e como já explicado no Internet Dicas, o DNS é responsável por mudar o endereço de um website como http://74.125.234.209 para google.com e então facilitar o acesso ao site.

Traffic shaping

O Traffic shaping existe nas principais redes de internet do Brasil, tais provedores como  Velox, Vivax, Vivo, NET Vírtua, Ajato, GVT, Speedy Telefônica, costumam reduzir a taxa de downloads em horários comerciais, fazendo com que você tenha o uso total do seu plano contratado apenas de madrugada ou no fim da noite.

Downloads

Importante, a velocidade do seu download também pode ser limitada por provedores de download, como o 4Shared, Megaupload, Uploaded e de acesso a streaming como o Youtube. O uso da sua velocidade máxima de download pode ser aplicada nesse caso, se por ventura você for assinante de uma conta premium nos serviços de download. Enquanto a de exibição de vídeos, pode ser melhorada usando navegadores e alterando o DNS do seu computador, como você poderá ver abaixo.

Através de testes realizados pelo o Internet Dicas, nós fomos capaz de detectar que um navegador pode influenciar na velocidade de carregamento e reprodução de um vídeo, talvez pela forma que cada um lhe der com o Flash Player para interpretar o vídeo. O navegador Mozilla Firefox foi o que apresentou uma melhor velocidade durante o carregamento dos vídeos do Youtube, ficando na frente do Google Chrome, Opera, Internet Explorer e Safari.

DNS

E como dito anteriormente e já dito em outras postagens deste blog, o uso de um DNS público, como o DNS da Google e o Open DNS é sempre recomendável, pois através dele a sua internet será carregada em seu limite máximo. Um exemplo que nós podemos dá, é que ao acessar um site como o Facebook.com, usando o DNS padrão da sua operadora, o site poderá ter um carregamento lento ou até mesmo estar fora do ar, como é o caso dos usuários da Oi Velox de algumas cidades do Paraná que estão enfrentando problemas ao acessar o site das redes sociais e se deparando com uma mensagem de falha no carregamento. Além do mais o DNS padrão da sua operadora pode ser alvo de hackers, e te levar a fazer download de vírus ao acessar páginas como o Google.com e o Facebook.com.

Para mudar o DNS do seu computador, nós recomendamos a lida desta postagem:  Como mudar o DNS do seu PC, a qual nos dedicamos a ensinar passo a passo de como alterar o DNS do seu computador para o DNS da Google.

O que fazer quando a internet estiver lenta?

Por fim, as nossas dicas são de que você faça a limpeza dos seus dados pessoais do seu navegador, como ensinamos na postagem: Como limpar os cookies e o cache do seu navegador

E que feche programas que você use para fazer downloads de música ou até mesmo de programas como: Limewire, Ares, Shareaza ou uTorrent e BitTorrent, os quais são responsáveis por também fazer upload (enviar dados) mesmo enquanto você não estiver usando eles, o que também deixaria a sua internet lenta.

E por último, se você tem um roteador wifi e um notebook em casa, certifique de que há uma senha segura para que o seu vizinho não descubra e roube a sua internet e também, certifique do sinal que está recebendo, uma vez que quanto maior for o sinal recebido, melhor para a velocidade da internet.

Faça um teste de velocidade e meça a taxa de download e de upload da sua internet através do site:
www.minhaconexao.com.br

One thought on “Internet lenta? Saiba o que fazer!