Já ouviu falar na Preply? Nos agradeça depois.

Alguns dos principais benefícios de aprender um novo idioma ou habilidade são: aumento de algumas áreas cerebrais, fortalecimento da memória, melhoria da capacidade de concentração, diminuição do risco de desenvolver doenças degenerativas, entre muitas outras coisas. No entanto, nem sempre dominar uma língua é uma tarefa fácil. Entre os aspectos psicológicos exigidos estão a capacidade de organização para a reserva de tempo de estudos, diminuição da ansiedade e aumento da paciência para quando o ritmo de estudo cair, e uma boa dose de resiliência e motivação para alcançar o seu melhor. Essas são as chaves ou, por vezes, barreiras encontradas, diante das quais um grande número de pessoas acaba desistindo de suas metas iniciais, não conseguindo, por fim, falar o idioma tão bem quanto havia desejado. Levando em consideração esse cenário, listamos abaixo algumas técnicas capazes de driblar os impulsos negativos do cérebro, ajudando os estudantes a evoluírem nos seus estudos sem estresse.

Saindo da zona de conforto

Um estudo realizado pela Universidade de Columbia constatou que conforme o estudante se afasta de temas, signos e símbolos familiares à sua cultura, haverá um aumento de sua habilidade de comunicação na língua estrangeira. Por isso, segundo o mesmo estudo, seria aconselhado imergir em uma outra cultura, saindo de seu próprio país, para que a proficiência no idioma estudado se desse de maneira mais acelerada.

As conclusões foram tomas a partir de uma série de experimentos inusitados realizados com jovens estudantes chineses de faculdades norte-americanas. A todos foi dado um retrato de uma pessoa e a imagem de um monumento. Em seguida, lhes foi pedido que simulassem uma conversa qualquer com a pessoa da foto e descrevessem o tal monumento. O que se pôde observar é que no grupo daquele que receberam uma fotografia de pessoas com aspectos físicos semelhantes aos seus e com monumentos de sua própria cultura, houve uma queda na qualidade das respostas. Enquanto que no outro grupo, obteve-se melhores resultados. Dessa forma, é possível dizer que a fluidez e a qualidade gramatical alcançadas em uma língua estrangeira, aumentam se o interlocutor e o objeto de discussão também são estrangeiros. Como se nosso cérebro, inconscientemente, se esforçasse mais, escapando do efeito priming, o qual possibilita ao indivíduo recordar de sua cultura e de sua linguagem materna, sendo isso um dos principais fatos para um aprendizado mais lento de uma outra língua.

Estudando mais música e apropriando-se do sotaque

Identificar e reproduzir o ritmo de uma língua para então fala-la mais claramente, parece ser um dos maiores desafios enfrentados ao aprender um outro idioma. Em geral, é aconselhado ao aluno escutar e praticar o que foi aprendido, independentemente da presença de erros gramaticais nos estágios iniciais, mesmo que isso, no início, faça com que o falante se sinta inseguro ou, por vezes, envergonhado. Essa técnica pode, contudo, não ser a mais eficiente.

A Universidade dos Mediterrâneos, em Marseille na França, mostrou através de um estudo que o método mais indicado para se aprender uma nova língua é escutando música. O experimento foi muito simples: foram-se criadas algumas palavras com 11 sílabas, estas foram gravadas e transmitidas a um grupo por 7 minutos. As pessoas tinham como objetivo identifica-las dentro de um discurso. O número de acertos foi extremamente baixo. Contudo, quando as mesmas palavras ganharam melodia, sua identificação foi obtida com 64 % de acesso. Isso porque os participantes se apropriaram do sotaque.

Segundo outro estudo, agora da Universidade de Edimburgo na Escócia, foi-se descoberto que com ajuda da música o cérebro humano costuma a aprender um idioma mais rapidamente, porque esta é capaz de motivar o estudante, cativando sua atenção, trazendo emoções e estimulando áreas cerebrais que através da simples repetição de palavras não seriam ativadas.

Por isso, se você está pensando em aprender um novo idioma, mas não pode viajar, leve em consideração ter aulas interativas com professores estrangeiros. Nesse caso, algumas plataformas de estudos como a Preply.com podem ser de grande ajuda. Bons estudos!