Como criar um site de qualidade

Se você fosse criar um projeto web para divulgar algum trabalho seu ou para consolidar a marca da sua empresa, você saberia como criar um site? Construir um site de qualidade não é difícil, para isso, existem ferramentas e técnicas adequadas.

Há alguns anos, falar em criação de sites implicava em saber lidar com códigos complexos, técnicas de programação avançada e, até mesmo, investir um bom dinheiro em um profissional da área.

Hoje em dia, já é possível contar com plataformas amigáveis que possibilitam a construção e a personalização de um site em pouco tempo, tudo de maneira prática e intuitiva. Mas antes de criar o seu site, vale a pena estar atento para algumas dicas essenciais.

Como construir um site de qualidade

A importância de um site nos dias de hoje é evidente, pois sem contar com uma presença digital o seu trabalho não será visto. Se você é publicitário, fotógrafo freelancer ou até mesmo administra uma pequena empresa, ter um site é um requisito básico.

A vantagem é que, diante das atuais ferramentas disponíveis na própria Internet, você tem condições de criar o seu site, o personalizando e o atualizando conforme você considerar melhor. Para isso, basta ter em mente algumas dicas.

Entenda o propósito do seu site

A criação de um site deve estar pautado por motivos bem claros e definidos. Não adianta manter um site apenas por que acha conveniente, é preciso estabelecer um foco para isso.

Sendo assim, o seu site deve estar direcionado para atividade que você exerce. Portanto, pode ser um site institucional divulgando a sua empresa ou um site onde você divulga a atividade profissional que você exerce.

Há também a possibilidade do seu site ser uma loja virtual. Os objetivos são variados e é essencial que você os tenha bem definidos.

Planeje a estrutura do seu site

Antes de começar as etapas de construção do seu site, é interessante que você já tenha um rascunho de como será a estrutura dele.

Onde estarão os links principais? Onde ficarão as imagens? Enfim, tais elementos são importantes de serem conhecidos e planejados.

Além disso, ao planejar a estrutura do seu futuro site, leve em consideração a experiência que o seu público terá em acessar o seu site. Nesse caso, pense em um design limpo, de fácil navegação, priorizando a simplicidade e a praticidade.

Vale lembrar que, caso o seu site tenha o sucesso esperado, a estrutura pode ser alterada futuramente para melhor comportar algumas mudanças necessárias. Criação de site é isso, nada é estático e tudo pode sempre ser melhorado.

Saiba qual plataforma utilizar

Com a estrutura já pensada, é necessário saber qual plataforma utilizar. Nesse caso você pode optar por sistemas que são de fácil assimilação, tais como o Webnode, o Wix ou o WordPress, que é o mais conhecido.

O WordPress oferece uma série de benefícios, que vão desde o design responsivo e também os seus vários plugins. O design responsivo, nesse caso, é importante para que o seu site seja bem visualizado também nos dispositivos móveis.

Já o elevado número de plugins é relevante porque oferece para o seu site mais funcionalidades, tais como recursos que vão desde facilitar a busca dele a até melhorar a segurança, evitando spams e possíveis invasões de hackers.

Algumas plataformas possuem versões pagas e também gratuitas. As suas versões pagas são um investimento válido, pois contam com mais qualidade e conferem para o seu site um perfil mais profissional.

Escolha o domínio e a hospedagem de sites

Para que o seu site tenha o êxito que você espera, escolha um domínio com o nome curto e de fácil memorização. Lembre-se também de optar por extensões de domínio adequadas.

Se o assunto é site de qualidade, o serviço de hospedagem também deve ser de qualidade. Por isso, opte por serviços que tenham todos os recursos capazes de manter o seu site sempre no ar, capaz de suportar um tráfego elevado e que apresente um suporte técnico eficiente.

A importância do conteúdo na criação de sites

Já com o domínio e a hospedagem devidamente encaminhadas, chega a hora de fazer o site sair da teoria e ir para o campo da prática, independente da plataforma escolhida.

No entanto, é importante lembrar que para obter retorno significativo, um site precisa ser constantemente alimentado com conteúdo de qualidade.

Sem a produção de conteúdo constante um site não tem muita serventia e todo investimento na sua construção pode ser em vão.

Portanto, para que um site tenha qualidade, pense também nas estratégias de conteúdo e também na qualidade desses materiais. Sem conteúdo o seu site é só mais uma página na Internet.

Conclusão

Não perca mais tempo fora da Internet e construa a sua presença digital. Com um site, o seu trabalho terá mais visibilidade e você irá ampliar os seus contatos profissionais.

Lembre-se que um site de qualidade deve contar com design interessante, navegação fácil e conteúdo frequente. Esses três atributos são básicos para quem deseja se destacar na Internet.