Objeto não localizado no fluxo postal? Calma! Nem tudo está perdido!

Comumente ocorrem relatos sobre encomendas internacionais possivelmente extraviadas, desesperados sem saber o que fazer, vítimas procuram grupos de importação no Facebook e buscam informação sobre o que deve ser feito, mas as informações nem sempre refletem em procedimentos adequados.

Segundo os Correios, a mensagem de “objeto não localizado no fluxo postal” acontece quando a empresa não localiza mais a encomenda e sendo assim. Como a conferência é humana, é mais comum do que você possa imaginar que essa mensagem venha à tona sem que de fato o objeto seja extraviado e ele pode retornar à rota de entrega em uma próxima conferência.

Objeto não ser localizado no fluxo postal – O que os Correios recomendam:

Objeto não localizado no fluxo postal

  • Encomendas nacionais: Que o remetente acione o seguro em caso de roubo ou extravio. Caso o cliente não tenha contratado seguro, ele tem direito a receber uma indenização com valor fixo. Se você comprou o produto pela internet, pode contatar a loja ou vendedor e ele tomará as devidas providências.
  • Encomendas internacionais: Que o destinatário entre em contato com a loja ou vendedor para que o mesmo tome providências junto aos Correios internacional.

Se a sua compra foi feita pelo Mercado Livre, não fique com a consciência pesada, a plataforma irá pagar ao vendedor e reembolsar o seu produto, logo não há motivo para não abrir uma disputa, claro, contate o vendedor antes.

Em caso de uma compra feita no Aliexpress, diferente do Mercado Livre, os vendedores são obrigados a arcarem com o prejuízo e por isso recomenda-se cautela antes do procedimento. São vários os casos onde encomendas internacionais reaparecem na rota de rastreamento após a mensagem de “objeto não localizado no fluxo postal”, logo se após duas semanas não houver mais informações, contate o vendedor, a maioria irá propor o reenvio do produto, o que ameniza o prejuízo da parte deles e é decisão mais sensata.

Sites como Tomtop, LightInTheBox e Banggood possuem uma política de reembolso diferente, normalmente só tem direito ao reembolso integral, o cliente que porventura adicionou o seguro contra extravio na hora da compra. Para contatar a loja, procure a página de tickets e anexe o seu caso, incluindo screenshot do rastreamento.