Como fazer overclock no seu Android

O overclocking é a modificação de hardware que consiste em mudar a frequência em que um componente computacional ou móvel atua. Em geral, o overclock é usado para fazer com que um componente como memória ram, placa de vídeo ou processador possa trabalhar com um melhor ou com um pior desempenho, a depender da alteração feita pelo o usuário.

A prática que consiste em modificar os hertz de um hardware, especialmente processadores e placa de vídeo é bastante comum entre usuários que usa o computador para se divertir com jogos criados para máquinas com hardware superior as que receberão a modificação.

Em smartphones, especialmente os Androiders o overclock é feito no processador para que o celulares de custo e componentes inferiores, possa melhorar o desempenho em jogos e até mesmo o sistema operacional customizado, como é o caso do CyanogenMOD que dispões em suas configurações a opção de mudar a frequência em que o processador trabalha.

Antes de você querer aprender a turbinar o seu celular, você deve saber de uma pequena lista de coisas que poderão não ter volta. Leia a lista abaixo de prós e contras e depois, um tutorial passo a passo para você

Contras

– O seu celular perderá a garantia da fabricante, caso ele ainda esteja.

– A vida útil da bateria e do seu aparelho em si, diminuirá consideravelmente, a depender da modificação que será feita.

– O seu celular poderá morrer de vez, caso você queira usar toda a sua capacidade de processamento.

– Ele descarregará mais rápido em caso de aumento da frequência do processador.

Prós

– Você poderá jogar jogos que antes não “rodavam liso” no seu smartphone

– O desempenho do sistema operacional, jogos, aplicativos vai melhorar bastante, a depender do seu aparelho, poderá até parar de travar.

– O seu aparelho poderá ser comparado com outros superiores ao seu

Tutorial para fazer Overclock no seu celular Android

Apresentação do SetCPU (vídeo em inglês legendado)

1 –  É necessário que o seu celular tenha root. Caso ele não tenha, aprenda a fazer root com um aplicativo com essa postagem: ROOT – Aprenda a fazer do jeito mais fácil e rápido

2 – Instale o aplicativo SetCPU, que pode ser baixado de graça usando o BlackMarket.

3 – Ao abrir o SetCPU você vai ver um painel mostrando o limite máximo e mínimo da frequência do processador do seu celular

4 – Escolha a velocidade de processamento desejada, clique em “Set on Boot” e pronto, saia do aplicativo e comece a usufruir das suas alterações.

Aplicativo SetCPU para fazer overlock no celular

 

Caso você deseje, você poderá voltar a velocidade de fábrica do seu processador, basta fazer as mesmas alterações de troca de frequência no aplicativo de overclock.