Como acessar o Google quando ele estiver fora do ar

O Google ficou fora do ar hoje dia 26/11/2012 e além do buscador, vários outros sites e serviços da empresa como o Blogger, Youtube, Analytics, Google Docs, AdSense e etc. Segundo ao Google, os seus serviços estavam normais, já para uma boa parte dos internautas brasileiros os serviços citados encontravam-se offline. O que ocorreu, ainda não se sabe, mas para clientes da rede de internet banda larga fixa GVT e NET os serviços estavam ativos normalmente. Especula-se que houve falha no servidor das empresas Oi Velox e Speedy, o que ocasionou um grande impacto para a maioria dos internautas brasileiros que estiveram fazendo o uso da internet no horário de 16:20 até 17:20h (horário de Brasília).

Para os internautas avançados, existe uma solução alternativa que deu acesso a todos os serviços que estiveram offline para os quais estiveram enfrentando problemas. Trata-se do acesso direto ao endereço de IP do servidor (DNS), ao invés do endereço de acesso alternativo (Domínio). Para entender um pouco mais sobre DNS, leia a postagem  Como mudar o DNS do seu PC. Por exemplo, se alguém pede para você o endereço do Google, provável mente você dirá www.google.com ou www.google.com.br sendo que este é o endereço de acesso alternativo que foi criado para que você não tenha que decorar uma sequência de números (DNS) que dá o real acesso ao buscador o qual seria http://74.125.229.201 (clique e veja que abre normalmente o site do Google). Então a solução está em optar pelo acesso pouco comum, o acesso de DNS, o qual é acessado através dos números de endereço real do site.

E como eu consigo o endereço de IP (DNS) de um site?

É muito simples, você só precisa abrir o “executar” do Windows (pressionando as teclas Logo do Window + R) e digitar CMD. Depois de abrir, digitar o comando ping www.google.com ou outro site da sua preferência. Depois de digitar e pressionar enter, vai aparecer no painel o número de endereço de DNS do site. Então é só você copiar e colar no navegador e acessar normalmente.

Como acessar o site da Google quando estiver fora do ar

One thought on “Como acessar o Google quando ele estiver fora do ar