Tela de plasma, LCD ou LED: higienizando sem danificar

Esse artigo é um oferecimento da equipe do Magazine Luiza ao Internet Dicas.

Televisores e computadores com telas LCD, LED e plasma proporcionam uma experiência visual fantástica. No entanto, esses produtos são feitos com materiais mais sensíveis e exigem cuidados redobrados, principalmente no momento de sua limpeza.

Para realizar essa tarefa com segurança, primeiramente você deve conhecer as pequenas diferenças entre cada produto. Por exemplo, um aparelho com a tecnologia plasma emite individualmente um ponto de luz por toda a tela, enquanto a LCD funciona como um filtro que recebe a luz de uma fonte localizada atrás de sua tela, que em seguida é transformada em imagem. O LED funciona de forma similar ao LCD, com a vantagem de filtrar melhor a luz do cristal líquido.

Agora que já conhece como cada tecnologia funciona, que tal conferir algumas dicas de como limpar sua TV ou PC de plasma, LCD ou LED? Confira a seguir:

De acordo com especialistas, tanto o aparelho com tela de plasma, quanto o com tela LCD ou LED podem ser higienizados da mesma forma, preferencialmente a cada quinze dias. Tanto o gabinete quanto a tela precisam ser limpos com um pano úmido e uma flanela limpa e seca.

As imagens são diferentes, mas podem ser limpas da mesma forma.

Os materiais utilizados para a atividade são simples, bem baratos e podem ser encontrados sem muita dificuldade. Antes de qualquer coisa, certifique-se de que os panos de limpeza sejam de microfibra, pois estes não liberam plumas que normalmente se fixam na tela do aparelho. Flanelas e determinados tecidos macios também podem ser utilizados. Para deixar de fora da lista: panos atoalhados, toalhas de papel e tecidos abrasivos.

Um espanador antiestático também é um bom material para a limpeza dos eletrônicos, podendo substituir o pano ou flanela na retirada do pó. Depois dessa etapa, pode ser feita a limpeza da tela com um pano sem microfibra levemente umidificado com água limpa. Em casos de manchas de gordura no eletrônico, utilize a seguinte solução para retirá-la sem danificar o produto: meio litro de água e duas colheres de vinagre. Passe-a com uma flanela.

Para finalizar, em todos os casos, não utilize produtos abrasivos para fazer a limpeza de aparelhos com tecnologia LCD, LED ou plasma. As chances de que um detergente ou desinfetante danifique o aparelho são grandes.

Imagem das telas Leds, LCD e Plasma