Fim do Orkut, para onde correr?

Há alguns meses atrás o Internet Dicas fez uma publicação mostrando que no Orkut ainda havia comunidades extremamente movimentadas em uma lista de 10 cmms. Essa semana o Orkut anunciou o seu fim através de uma mensagem na página inicial dos usuários “O Orkut não estará mais disponível depois de 30 de setembro de 2014”, desde então o que parecia adormecido rapidamente tomou de conta de várias outras redes sociais, ganhou destaque na mídia e até campanhas de baixo assinado contra o fim da rede social da Google.

Apesar de parecer abandonado pelos os usuários desde 2011, as comunidades e a repercussão que a notícia tomou proporção tem mostrado que ainda existem pessoas que se importam com a rede social e que prefere a ela do que o Facebook, como a maioria que fez a migração após a implantação do novo layout do Orkut em 2011.

… Mas para onde  correr depois que o Orkut fechar as portas de vez?

O Google Plus, apesar de ter vindo para ser substituto do Orkut, ser uma rede social concorrente forte do Facebook é uma opção a ser considerada, até o Google propõe que você migre o seu perfil do Orkut para o G+. Apesar de ser uma ótima rede social para discussões, não ser tão rígida quanto o Facebook ainda é uma rede social que deixa muito a desejar, principalmente pelo o fato de no Brasil ainda haver muitas pessoas com internet lenta, o que acarreta em uma péssima experiência com gifs que  rolam na rede social e pelo seu layout pesado.

Exemplo de grupos do Google Plus

No Facebook você seria bem vindo, a rede social oferece modestos grupos para discussão que ao longo do tempo sofreram diversas melhorias principalmente para receber os usuários do Orkut durante a migração. É lá aonde está a maioria dos seus amigos, parentes e etc, porém não é nem de perto a melhor opção para quem participava ativamente das comunidades do Orkut por vários motivos, principalmente pelo fato de o Facebook ter regras bastante rígidas e castigos bem severos, se comparados ao de outras redes sociais.

Screenshot do grupo AliExpress - Tudo sobre compras

O VK: Talvez você não conheça, mas é a maior rede social da Europa e é pra lá que muitos usuários do Orkut estão migrando. A rede social russa apesar de ser pouco conhecida no Brasil é famosa em sites de filmes piratas, é lá aonde a maioria dos filmes estão hospedados. É uma rede social simples, com regras justas e com direito até a ouvir músicas por ela, lembra o Orkut associado ao Powerscrap. Os grupos lembram as comunidades, porém não há formatação HTML nativa, talvez em um futuro possa existir.

Screenshot de um grupo do VK

Em resumo: Em comparação as suas concorrentes, o VK oferece grupos semelhantes as comunidades do Orkut, não tão bom quanto mas é a melhor opção, tem a velocidade que o Facebook e o Google Plus não tem, é uma plataforma que não explora ou limita as publicações como o Facebook faz.  De início, você talvez não goste porém, experimente usá-lo por duas semanas. Adicione pessoas, visite grupos, tente interagir e através da prática você vai saber o motivo pelo qual milhares de brasileiros já estão presentes por lá.