Aprenda a baixar Google Play Store

A Google Play Store devia fazer parte do pacote padrão de instalação do Android em qualquer smartphone, mas não é o que acontece. Por ser um sistema de código aberto, o Android é o sistema operacional mobile mais usado no mundo e por haver divergências em país como a China, aonde o Google (buscador) é proibido de atuar, a loja de apps da Google não vem em alguns smartphones cujo a fabricação foi feita na China.

Pelo mesmo motivo de ser um sistema de código aberto, o Android tem várias ROMs que não traz o Google Play Store pré-instalado como acontece quando você compra um celular de uma fabricante multinacional, por exemplo. Caso você não saiba o que são ROMs, imagine o seu Windows modificado com mais temas, com mais funções, com mais opções de controle, com o Android acontece basicamente isso.  Se você já teve a oportunidade de pegar dois celulares Android de marcas diferentes, você deve ter notado uma leve diferença no visual, mais funções na bandeja de menus, uma câmera diferente, não é? Acontece que cada fabricante pode modificar o Android como ela quiser. Por isso pode ocorrer de você ter que baixar a Google Play Store quando comprar um celular importado, como o Oppo ou outras marcas que vem com a CyanogenMod instalada por padrão.
Logotipo da Google Play Store

Uma das coisas mais comuns que explica alguns celulares não terem o Google Play Store instalado é o fato de a fabricante não ter uma licença para vender os aparelhos com a loja de aplicativos pré-instaladas. Isso é bastante comum em marcas novas no mercado, mas não é o fim da picada. Você pode manualmente fazer a instalação da Google Play Store no seu celular, usando o Google Apps.

Leia também: Como baixar aplicativos pagos do Google Play no Android

Leia também: Aplicativos para Android – Dica de apps úteis

Leia também: Como rastrear um celular perdido ou roubado

O que é o Google Apps e como baixar o Google Play Store?

Mais conhecido como GAPPS, o Google Apps é um pack de aplicativos e serviços da Google que instala o Gmail, Google Play Store, Hangouts, Google Plus, Google Agenda, Drive, Planilha, Docs, Maps, Keep, entre outros. Ele pode ser instalado em qualquer celular Android com CyanogenMod pelo modo Recovery. Para instalar no seu celular, você deve procurar por tutoriais, visto que cada modelo tem um modo de acesso diferente, caso você queira saber como instalar no seu aparelho, peça um tutorial pra ele no site responda.net.

Se por algum motivo, você quer apenas uma loja de aplicativos para Android, você pode baixar o ApToide e através dele, baixar qualquer aplicativo que você quiser, incluindo os aplicativos que fazem parte do GAPPS.

Em suma, se você sabe acessar o modo recovery do seu celular, baixe o Google Play Store junto com os outros apps do Google por este link, em seguida coloque na pasta raiz do celular (em alguns modelos a SDCARD), em seguida acesse pelo seu celular o arquivo .zip, selecione, confirme a instalação e espere reiniciar. Caso dê algum problema, você vai ter que fazer hardreset e perderá todos os seus aplicativos, fotos, vídeos, músicas e configurações salvas.

Lembre-se que antes de mais nada, você deve verificar se o seu aparelho é compatível com o pack de aplicativos da Google e caso você não tenha muita familiaridade para mexer no sistema, instale apenas o aplicativo ApToide no seu celular, eles substituíra a Google Play Store.

 

One thought on “Aprenda a baixar Google Play Store