Como usar o Facebook sem instalar o Messenger no celular

Em junho de 2016, o Facebook passou a limitar o acesso a rede social através do navegador mobile. O bloqueio impede que usuários da plataforma acessem o Messenger e exibe uma mensagem solicitação a instalação do aplicativo de mensagens.

O que o Mark Zuckerberg não entende é que nem todos celulares dispõe de memória interna suficiente para a instalação do aplicativo que exige pelo menos 159MB de espaço para a instalação, quantidade que pode se expandir de acordo com os recursos usados pelo usuário. Além do fator espaço, há o fator desempenho: O Messenger é um aplicativo pesado e roda em segundo plano, o que sobrecarrega o smartphone e consome bateria, mesmo quando não estiver sendo utilizado.

Há também quem evite a instalação por fatores que abrangem a privacidade, pois o Facebook capta áudio dos usuários pelo Messenger para poder segmentar publicidade. Mesmo que você não esteja usando o messenger, ele irá ter acesso a tudo que você conversa fora da internet e é exatamente por isso que alguns usuários mostram surpresa quando o anúncio de um produto que ela comentou com alguém aparece na rede social.

Como burlar o bloqueio do Facebook que pede a instalação do Messenger

Há duas formas de fazer isso, a mais fácil é clicando em “modo desktop” nas configurações do browser  e a mais difícil exige a instalação de extensão do navegador. Não se preocupe se você não está familiarizado com isso, o tutorial abaixo foi detalhado de forma mais simplificada possível para que você não tenha problemas.

O que você vai precisar:

  • Navegador Yandex Browser – Ele é criado à partir da plataforma Chromium, que é a mesma do Opera e Google Chrome. A instalação dele é necessária pois é o único que permite a instalação de extensões Chrome Web Store, a mesma do navegador desktop.Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.yandex.browser&hl=pt_BR
  • Extensão User-Agent Switcher – De forma resumida, o User Agent é a identificação do navegador. É ele quem diz aos sites qual navegador e versão você está usando. A extensão indicada permite que você “engane” os sites que você acessa, nesse caso ela irá servir para dizer ao Facebook que você não está usando o Chrome mobile, mas o Chrome desktop, o qual não tem restrições com o Messenger.Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.yandex.browser&hl=pt_BR

Como instalar

    1. Faça download do Yandex Browser
    2. Abra o link da extensão User-Agent Switcher pelo Yandex Browser
    3. Como a página da extensão estará em modo desktop, role a página um pouco para a esquerda e na parte superior clique em “Usar no Chrome”
    4. Aguarde alguns segundos e a extensão será instalada.
    5. Confirme a instalação indo em “extensões” que fica no menu do navegador (os três pontinhos no canto inferior direito)
    6. Clique em “User-Agent Switcher”
    7. No menu que abrir, clique no ícone do Chrome e certifique de que um quadro vermelho apareceu sobre ele; Faça o mesmo no ícone do Windows, mas certifique de que um quadro verde apareceu sobre ele.
    8. Na parte de baixo onde diz “User-Agent Google Chrome on Microsoft Windows”, digite  m.facebook.com

      Menu de configurações da extensão User Agent Switcher

    9. Agora clique fora do menu que foi aberto (não clique no ícone “v”, caso tenha clicado por engano volte ao passo 7).
    10. Para finalizar, acesse https://m.facebook.com e experimente abrir o Messenger da página. Caso você ainda seja redirecionado para a PlayStore, tente novamente refazer esse tutorial à partir do passo 5.

Publicação atualizada: 10/02/2018 – Por favor, deixe seu comentário. É importante para o site!

13 thoughts on “Como usar o Facebook sem instalar o Messenger no celular

  1. Kkkkk, que cara burro meu, ainda acha ruim o tutorial AFF. Perfeito amigo já utilizava essa técnica em nootbook, agora desconhecia pra Android, parabéns funcionou perfeitamente.

    Reply