Como traduzir legendas de qualquer idioma para o português

Muito além do Netflix há outros sites que oferecem conteúdo de séries e filmes para você comprar, assinar, fazer download ou o qualquer coisa que você tenha direito. Acontece que muitos desses serviços deixam a desejar quando não dão suporte a legendas no idioma português brasileiro. Felizmente há “gambiarras” que permitem reverter esse quadro e tudo que você vai precisar é de uma boa fonte de legendas não oficiais, tempo para corrigir alguns erros de tradução e disposição para encarar uma legenda traduzida de forma automática. A boa notícia é que tanto o Google Tradutor quanto o Bing Tradutor possuem algoritmos melhorados que amenizam a falta de concordância nominal e verbal que torna a tradução mais robótica.

Encontrar uma boa fonte de legendas confiável é um caminho longo principalmente para usuários básicos. Os mais avançados certamente irão usar o velho e bom Torrent em busca ou irão tentar driblar os anúncios de sites como o OpenSubtitles, Subscene ou English Subtitles.

Encontrando a sua fonte, uma boa dica é buscar legendas em espanhol ou inglês, isso irá ajudar os tradutores a fazerem uma tradução com menos erros. O próximo passo é seguir as instruções abaixo!

Tutorial de como traduzir legendas para o português

  1. Abra a página: http://www.syedgakbar.com/projects/dst
  2. Clique no canto direito da página e procure o arquivo da legenda no formato SRT:
    Ferramenta de tradução de legendas
  3. Após carregar o arquivo da legenda, vá em “To” e selecione o idioma “português”, o site irá usar o Google Tradutor para a tradução.
    Ferramenta de tradução de legendas
  4. Caso queira traduzir com o Bing Tradutor, não use a opção “selecione o idioma”, use a “translate” que aparece logo em baixo, ao clicar no botão basta selecionar o idioma português.
  5. Depois de escolher o tradutor da sua preferência, role a página e olhe se há tradução até nos últimos parágrafos. Em caso se resposta negativa, tente traduzir novamente.
  6. Com a legenda traduzida clique em “Save As” na parte superior e faça download do arquivo traduzido.
    Botão para salvar legendas traduzidas

Obviamente você irá requerer corrigir alguns erros de tradução que irá aparecer enquanto você estiver assistindo, para fazer isso você pode tanto usar o site acima procurando pela palavra ou frase através do CTRL + F quanto pode usar um software como o Notepad++ principalmente para a substituição de uma palavra que aparece várias vezes.