Como fazer overclock com segurança na placa de vídeo

Em plena era digital onde a cada dia surge jogos e mais jogos para computadores, o uso de uma boa placa de vídeo é mais do que essencial. Mas nem todos podem comprar a placa de vídeo com as configurações que precisa apenas para jogar um ou dois jogos mais avançado do que os quais a sua placa de vídeo suporta.

Hoje o Internet Dicas preparou um tutorial passo-a-passo de como fazer um overclock na placa de vídeo para deixá-la com um melhor desempenho nos jogos. E o melhor, você não precisa de um conhecimento técnico para realizar estes passos.

Antes de mais nada saiba que o Internet Dicas não se responsabilizará por qualquer dano que possa ocorrer na sua máquina e que fazer overclock pode colocar a sua placa de vídeo em risco e até queimá-la, caso você abuse da capacidade de suporte dela. Sabendo dos riscos e da sua responsabilidade, você pode seguir em frente e fazer um bom proveito do desempenho do seu hardware.

Primeiramente baixe e instale o programa MSI Afterburner. Depois abra o programa e comece a mudar as opções disponíveis que pode variar de acordo com a placa mãe. Na placa de vídeo testada como mostra no vídeo a seguir, só havia  “Core clock” e “Memória clock” disponível para o aumento de frequência. É recomendável que faça o aumento de pouco em pouco e vá testando clicando em “aplicar” para que não haja algum programa. O limite disso, vai depender da sua placa de vídeo e o aquecimento dela. Talvez ela aguente todas as frequências máximas ou não. Como dito antes, teste de pouco em pouco até o monitor começar a apresentar “bugs”.. Ele poderá piscar, apagar de vez, enfim qualquer coisa de estranha que aparecer, diminua imediatamente as frequências ou clique em “reset”.

Como fazer overclock

Ao encontrar o limite de overclock da sua placa de vídeo, salve em um dos perfis. E é necessário que o programa esteja aberto para que o overclock funcione.

Veja o vídeo: