TeamViewer – Como acesser seu PC pelo o celular

O TeamViewer para quem não conhece, é um programa de computador que permite acesso remoto a partir de outro computador ou celular que tenha o software ou aplicativo instalado. Ele ficou popular há alguns anos pelo fato de facilitar o suporte de empresas aos computadores de clientes, permitindo que o técnico tivesse acesso total ao PC do cliente à distância.

Ao longo dos anos, com o avanço da tecnologia e a expansão dos sistemas operacionais mobiles Android, iOS e Windows Phone, o TeamViewer foi ganhando mais espaço no mercado, uma vez que a sua compatibilidade tenha sido expandida para os celulares. Dessa forma, hoje você pode estar na escola, faculdade, trabalho ou em qualquer outro lugar com acesso a internet e poder acessar o seu computador ao mesmo tempo, principalmente para resgatar um arquivo que você esqueceu de colocar no pendrive ou em algum outro aparelho para a apresentação de algo.

Como instalar e usar o TeamViewer no computador e celular

1 – Instale o TeamViewer em seu computador, caso você já tenha instalado, certifique de que ele está atualizado.

2 – Instale o aplicativo no seu celular

3 – Crie uma senha no programa, caso não saiba como, acompanhe o tutorial abaixo.

  • No seu computador, abra o TeamViewer e clique em “extra”, “opções”, “segurança”, digite e confirme a senha e salve clicando em “ok”

Menu "extra" do TeamViewer

4 – Com a senha cadastrada, você precisa memorizar ou salvar o ID do seu computador para que você possa acessar remotamente via celular.

Para se conectar ao seu computador usando o seu celular, você precisa ter uma boa conexão de internet, de preferência wifi.

Quanto melhor for o seu celular, melhor será a conexão com o seu computador. Embora o TeamViewer ofereça opções de otimizações, aonde quando você está em uma conexão lenta, deve selecionar “velocidade” e quando está com uma internet rápida e um bom aparelho de smartphone, selecionar “qualidade”. A opção fica disponível a partir do menu do celular.

Tela de configurações do TeamViewer no celular Android

Opinião

Para quem nunca mexeu com conexão remota, o TeamViewer pode ser surpreendente, principalmente na facilidade de uso.  Para quem já está acostumado, o software pode ser apenas mais um quebra-galho. Mas em geral, é bastante útil para qualquer tipo de pessoa, a depender da necessidade.

Ele não é um programa pesado, é de uso grátis (para uso não comercial), assim como o seu aplicativo que está presente nos principais sistemas operacionais de smartphones.  Por outro lado, levando em conta que no Brasil ainda não há internet móvel de qualidade (com exceção da 4G, apesar do limite de dados) o aplicativo pode não ter uma boa qualidade.  Caso queira apenas a transferência de arquivos, experimente o Google Drive.