Problemas com a Google Play? Saiba como resolver!

Você provavelmente algum dia na sua vida já deve ter tido problemas em se conectar ao Google Play, mesmo com o seu smartphone tendo acesso a internet 3G ou Wifi. Esse problema é mais comum do que possa parecer e as vezes, ainda é possível se conectar a loja de aplicativos da Google, embora não seja possível efetuar nenhum download através dela.

Esse motivo as vezes, leva pessoas a procurarem outras fontes de aplicativos, o que pode ser perigoso para pessoas que não estão familiarizadas com o download de aplicativos piratas e que estão fora da Google Play. Por tanto, antes de sair desesperadamente por ai procurando pelo o aplicativo que você tentou instalar via Google Play e não conseguiu, tente uma das nossas dicas abaixo, geralmente elas solucionam esse tipo de problema.

Atualizar a data pode fazer o Google Play voltar!

Muitas vezes o seu celular pode ter caído no chão, a bateria pode ter ido para um lado e o seu aparelho para outro. Então, você coloca a bateria no celular, liga e vê que está tudo funcionando perfeitamente e acaba esquecendo de verificar se a data e hora do celular estão de acordo com o seu local e fuso horário. Desatualizada, a data pode implicar na conexão do seu Android com a Google Play e até outros sites. Siga o tutorial passo a passo abaixo para que você consiga atualizar automaticamente a data do seu celular Android.

1 – Abra o menu de configurações

2 – Vá em Data e hora

3 – Selecione “Data e hora automática” e “Fuso horário automático”, certifique de que a internet esteja ativada e verifique se essas configurações foram atualizadas.

Atualização automática da data e hora no Android. Possível soluçlão para se conectar ao Google Play.

4 – Tente acessar o Google Play e caso não funcione, tente a próxima dica.

Mudar o DNS do seu celular também pode resolver o problema com o seu Google Play!

O DNS (D0main Name System), tanto no computador quando no celular é um sistema criado para a resolução de nomes de domínios sobre uma rede de IP.  Indo direto ao ponto, algumas operadoras brasileiras tem um péssimo sistema de DNS que é incapaz de manter a conexão entre um IP e um domínio ou serviço de rede. Felizmente, usar o DNS de uma operadora de internet é opcional e você pode usar um dos servidores mais usados, o Google DNS que antes que você pergunte, não vai mudar nada na sua internet, apenas vai facilitar e melhorar a conexão entre ela e outros sites e sistemas, no caso o Google Play.

No Android, existem vários aplicativos capazes de fazer a troca de DNS, alguns pagos, outros grátis, alguns necessitam de root, outros não. Em todos os casos, indicaremos o aplicativo DNS Changer que não necessita de root e é totalmente gratuito e eficiente. Siga as instruções para usá-lo!

1 – Faça download do aplicativo acessando este link.

2 – Certifique-se de que o seu celular aceita aplicativos que estão fora da Google Play, indo em configurações, segurança, marque fontes desconhecidas.

Screenshot ensinando a dá permissões para a instalação de aplicativos fora da Google Play

3 – Com o aplicativo baixado no seu celular, abra ele e o configure de acordo com a imagem abaixo

Screenshot das configurações de DNS que podem resolver o problema de conexão com a Google Play

4 – Depois de digitar os números conforme a imagem acima, clique no botão “SET” e tente acessar a Google Play. Talvez isso possa resolver o seu problema permanente.

3 thoughts on “Problemas com a Google Play? Saiba como resolver!