Servidor de mídia consumindo muita bateria? Veja como resolver!

No Android 4.3 Jelly Bean, especialmente nos telefones Moto G e Nexus 4, o consumo de bateria registrado pelo o servidor de mídia geralmente é maior que o consumo utilizado pela tela e outros aplicativos do Android. Esse consumo de bateria exagerado do servidor de mídia que muitas vezes pode passar de 70% de uso da bateria, tem feito muitos assuntos e possíveis soluções repercutirem à respeito dele.

Embora, o que as pessoas não saibam, é que esse problema pode estar relacionado diretamente ao aplicativo de músicas do Android. Aplicativo responsável pela varredura e reprodução das músicas que estão na memória do seu smartphone.

Como fazer o Servidor de Mídia consumir menos bateria?

Existem várias possíveis soluções e que funcionaram para vários usuários do Android. Embora nos nossos testes, apenas uma solução tenha funcionado e não diminuiu totalmente o consumo do servidor de mídia, ele ficou apenas igualado ao de tela ou pouco menor, mesmo com o baixo consumo de tela. O desempenho da bateria na prática, não teve uma melhoria que tenha sido percebida, logo algumas pessoas relataram que tiveram nos seus aparelhos. Por tanto, não há nada certo ou definido antes de um possível teste.

Consumo da bateria do servidor de mídia e de outros app no Android

Desinstalar o Skype

Em alguns grupos do Facebook, membros que estavam tendo um alto consumo de bateria vindo do servidor de mídia, tiveram um melhor desempenho ao desinstalarem o Skype de seus respectivos smartphones. Embora, nós testamos essa solução não funcionou, assim como usuários que não tem o aplicativo instalado estão com alto consumo de bateria do servidor de mídia.

Desinstalação do Skype pode diminuir o consumo do servidor de mídia

Desativar a sincronização do Google Play Música

Como dissemos no início desse texto, o Play Música é o causador do servidor de mídia. Ele faz buscas nos diretórios de músicas e faz isso o tempo todo, o que causa o uso excessivo do serviço. Algumas pessoas comentaram que pode ser por problema em uma música .mp3, outros afirmaram que seus celulares não tem músicas e o problema continua. Para desativar a sincronização do Google Play Música, siga o passo a passo abaixo.

1 – Vá em configurar

2 – Em “contas”, selecione Google

3 – Clique sobre o seu e-mail de login

4 – Desmarque a opção “Google Play Música”

Tela de configuração do Android.

Espere até a próxima carga da sua bateria e verifique se o alto consumo continua. Como essa solução foi testada e não funcionou, fomos em busca de uma própria e por acaso acabamos conseguindo diminuir, mas não eliminar totalmente o consumo de servidor de mídia.

Desativar a varredura do Google Play Música

O aplicativo de música da Google, infelizmente não tem uma opção para que você possa clicar e desativar a varredura de músicas dentro da memória do seu celular, mas existem aplicativos capazes de fazer isso, embora as músicas do seu celular não aparecerão mais para o Google Play Música. Siga as instruções abaixo para concluir essa dica.

Screenshot do aplicativo B1 File Archivero, app para diminuir o consumo do servidor de mídia

1 – Baixe o aplicativo B1 File Archive

2 – Inicie o aplicativo em seu celular

3 – Procure e abra a pasta “Music”

4 – Clique no menu do B1 File Archive e vá em “Excluir da pesquisa de mídia” e pronto.
No início da postagem, explicamos que para alguns usuários as soluções citadas funcionaram perfeitamente, enquanto que para outros, não funcionaram de forma alguma. A última solução, foi a que aprovamos e cabe a você fazer testes e tirar as suas próprias conclusões.

 

5 thoughts on “Servidor de mídia consumindo muita bateria? Veja como resolver!

  1. Depois de muito quebrar a cabeça consegui resolver o problema com o media server sugando toda a bateria. Fiz praticamente tudo que poderia ajudar mas que parece que resolveu mesmo ou mais ajudou foi ter tirado toda mídia corrompida do aparelho: músicas e também imagens.

    O problema afeta diversos aparelhos Android, de diversas marcas (aparentemente mais modelos Motorola e LG), especialmente nas versões 4.2. e 4.3 do sistema. Para resolver o problema resumidamente realize as etapas que seguir:

    1. Movimente toda sua biblioteca de música para o computador e escaneie tudo contra defeitos (esvazie seu telefone), use o MP3 Check ou o CheckMate. Apague os arquivos que forem marcados como corrompidos.
    http://mp3.about.com/od/tutorials/ht/Check-MP3-Files-For-Errors.htm
    http://sourceforge.net/projects/mp3check/

    2. Verifique manualmente no telefone se há arquivos de imagens corrompidos (imagens pela metade), pasta por pasta.

    3. Coloque arquivos “.nomedia” em todas as pastas que não precisam ser indexadas para facilitar o trabalho do media server: basicamente todas as pastas do “sdcard” menos “Music” e “Pictures”.
    http://lifehacker.com/5793803/disable-media-scanning-in-specific-android-directories-by-creating-a-nomedia-file

    Se estiver com dificuldade para criar os arquivos .nomedia no Windows use o comando ”copy con”.
    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=751339

    4. Localize o serviço e limpe as informações do Media Server (“Armazenamento de Mídia”), force a parada do serviço e reinicie o telefone.
    http://imageshack.com/a/img845/870/oalk.png

    5. Por garantia desabilite o Google Music Sync (não sei se fez diferença para mim, já que não tenho nada no Google Music).
    http://pelosini.com.br/nexus-4-alto-consumo-de-bateria-pelo-media-server

    6. Copia sua biblioteca de músicas de volta para o telefone.

    Levou um dia mais ou menos para as coisas voltarem ao normal. Como os dados do media server foram limpos, ele precisa reindexar toda sua biblioteca, então é normal ainda gastar um pouco mais nos primeiros momentos.

    O Media Server que antes gastava cerca de 50% da bateria (era o primeiro da fila no consumo) passou a gastar 5%, no máximo. E a bateria do meu meu Moto G voltou a durar dois dias seguidos de uso normal com wifi e sincronização ativados o tempo todo.

    Com as etapas acima não foi necessário realizar o reset de fábrica.

    Alternativa para quem é root: use o Mediaserver Killer, acredito que poderá também fazer bom efeito e pode acabar sendo mais simples.

    Reply
      1. Filipe, estou com o mesmo problema no meu Galaxy S5. Não tenho root e esse consumo exagerado do Servidor de Mídia começou de ontem para hoje. Nada foi instalado. Fiz todos os procedimentos que você informou e não resolveu!

        Reply
  2. Oi bom dia
    tenho um galaxy s5 e esta com esse problema,esta consumindo 60% da bateria,eu nao uso o google play,e sim o deezer (aplicativo de musicas)o que devo fazer?

    Reply