ROOT – Aprenda a fazer do jeito mais fácil e rápido

Root é uma palavra popularmente conhecida por usuários das distribuições Linux e recentemente Android que designa permissões especiais ou de administradores que autoriza a mudança completa de um sistema operacional e permite que softwares tenham o poder de modificar o sistema, acessar e administrar o seu conteúdo de forma completa.

No Android, o root é especialmente usado para a instalação de aplicativos e de roms não oficiais, como a CyanogenMod que podem melhorar ou danificar um smartphone, a depender do modo em que o usuário vá utilizar o poder que a permissão especial dá para explorar o seu aparelho.

Embora seja praticamente um mito falar que fazer root no Android pode danificar o celular, cabe a você decidir se vale a pena correr o risco e perder a garantia das fabricantes ou não. Tudo depende das suas necessidades em usar o aparelho de celular que você possui. Por tanto, fica claro que se você é um usuário comum que tem o celular apenas para acessar as redes sociais, jogos, mensagens, ligações e etc, a permissão de SuperUsuário talvez não sirva para você. Segue abaixo uma dica fácil e rápida para você rootear o seu celular.

Como fazer root do jeito mais fácil

1 – Instale o aplicativo Framaroot (Para checar a compatibilidade e a versão do aplicativo, acesse o link oficial do desenvolvedor aqui.)

2 – Durante a instalação do Framaroot, é possível que o sistema de segurança Android alerte você antes da instalação, falando que o aplicativo pode ser perigoso para o seu aparelho e a instalação poderá danificá-lo. Prossiga a instalação, ignorando o aviso clicando em “compreendo que este aplicativo pode ser perigoso” e em “instalar”.O aplicativo não fará nada no seu celular,  além de liberar permissões especiais no sistema operacional móvel da Google.

Alerta de segurança ao instalar aplicativo FramaRoot para dá permissões de root no Android

3 – Depois de instalado, abra o aplicativo que terá a opção de você instalar o SuperUser (aplicativo que controla quais aplicativos poderão receber as permissões de administrador) e um botão com o nome “Aragorn” que fará a conclusão do processo.

Screenshot do aplicativo FramaRoot

4 – Para certificar de que tudo ocorreu bem, reinicie o seu celular e instale o aplicativo Check Root, aplicativo usado para certificar de que um aparelho tem root ou não.

Como desfazer root do aparelho

O próprio FramaRoot permite que você desfaça da permissão de SuperUsuário, mas isso não garante que o seu celular vai voltar a ter garantia de volta, as fabricantes ainda poderão detectar que o seu aparelho teve modificações que estão em desacordo com o certificado de garantia. Embora, você queira desfazer por algum motivo, siga o pequeno tutorial abaixo.

1 – Abra o aplicativo FramaRoot

2 – Aonde está escrito “Install SuperSu”, selecione Unroot

3 – Reinicie o seu celular e novamente, use o aplicativo Check Root para certificar de que tudo está certo.

Fiz root no meu celular e agora?

Saiba que além de ter perdido a garantia do seu celular, você não receberá mais atualizações do sistema quando houver uma nova versão disponível. Embora, isso não queira dizer que você não possa atualizar manualmente e escolher uma rom da sua preferência, que pode ser até melhor que a disponibilizada pela a empresa que fabricou o seu smartphone.

Se o seu celular for lento, você pode fazer overclock nele, um processo que permite a você usar o máximo do processador dele, assim como pode permitir que você controle a frequência para menos e ter uma maior economia de bateria.