Software de Help Desk Free

O Help Desk é uma espécie de software usado para o atendimento a clientes de um site. Geralmente o termo é usado para se referir a um sistema de atendimento a usuários, como um chat, uma página com um formulário de perguntas, um tira dúvidas e etc. O Help Desk é muito usado por lojas virtuais, sites de venda de hospedagens, sites de passagens aéreas, sites de hotéis e de serviços em geral.

Para você entender melhor o que significa “Help Desk” vamos dar um exemplo que acontece com bastante frequência no seu dia a dia. Supondo que você esteja usando a sua internet e de repente ela cai, então para não ter que esperar a boa vontade do provedor, você aciona o Help Desk dela através de uma ligação para o sistema de atendimento. Por tanto, o software de gestão de ajuda é usado por empresas para oferecer melhores serviços aos clientes.

Se você é desenvolvedor de sites ou alguém que tenha noção de mexer com programação e quer implementar um sistema de contato direto com os seus clientes, existe vários softwares gratuitos, open source que permite o seu uso. Confira abaixo!

Softwares de Help Desk grátis e open source

OTRS – Propõe de um vasto suporte às principais plataformas operacionais do mercado, como o Windows, Linux, MacOS X e requer um servidor com pelo menos uma CPU Xeon 2Ghz, 2GB de RAM e 160GB de HD. Algo modesto que custa apenas USD 20,00 mensais na Digital Ocean. O OTRS é um software de help desk totalmente open source, o que permite você modificar o código de fonte como você quiser.

Logotipo da OTRS - sistema de Help Desk open source

OsTicket – Oferece dois tipos de serviços Help Desk, um gratuito e outro pago. Na versão gratuita você é responsável pela instalação, hospedagem e manutenção do sistema, algo como o já citado OTRS. A versão paga com preços que variam entre USD 9,00, USD 12,00 e USD 16,00 mensais. Você não precisaria se preocupar com exatamente nada; A empresa será a responsável pelo funcionamento e segurança do sistema e ainda oferece suporte para os assinantes. Caso você tenha interesse em testar a versão paga antes de assinar, eles oferecem 30 dias para você desfrutar desse recurso e você não precisa vincular um cartão de crédito.

Logotipo do sistema de Help Desk osTicket

RT: Request Tracker – Tal como o OTRS e o OsTicket versão gratuita, o RT  necessita de conhecimentos técnicos para mexer com a instalação e manutenção do sistema Help Desk. Se você nunca mexeu com esse tipo de coisa, você não vai encontrar facilidade. O ideal seria que você contratasse  alguém especializado para dar toda a assistência necessária para a operação. Isso não viabilizaria um baixo custo, se comparado a versão paga do OsTicket. Além disso, você teria que desembolsar um valor mensal dedicado ao pagamento de servidor, o qual sozinho já teria custos mais elevados do que a versão mais cara do OsTicket.

Sistema de Help Desk RT logo

 

 

One thought on “Software de Help Desk Free