Como por um domínio .com.br no Tumblr

No Tumblr não é tão comum ver um blog com uma URL com final .com ou .com.br ao invés de .tumblr.com, talvez pelo fato de os usuários terem uma preferência pelo subdomínio da empresa de blogs, ao invés de uma URL com domínio próprio, ou ainda por desconhecerem o método pelo qual isso é feito. Hoje o Tumblr Dicas trará para você uma postagem de primeira mão que ensinará passo a passo a como obter um domínio .com.br e como configurá-lo para o link final do seu Tumblr, sem pagar nada por isso.

Antes de começarmos o nosso tutorial, você precisará entender alguns termos que os blogueiros amadores e profissionais usam para designar algumas coisas relacionadas a criação e edição de um blog amador ou não.

Domínio – Termo usado para designar o nome dado ao que vem antes da extensão

Extensão
– Trata-se do que vem após o domínio, por exemplo tumblrdicas.com.br, o que está em vermelho é o domínio e o que está em azul é a extensão do domínio.

DNS – DNS
do inglês quer dizer sistema de nome de domínios, o que converte o IP para o site. Por exemplo, se você acessar o seguinte IP http://66.6.36.10 abrirá uma página do Tumblr, e depois de convertido ele fica http://tumblr.com, então o link do site em si chama-se DNS.

CNAME
– É um tipo de registro de DNS responsável pelo apontamento do IP ou Domínio a um novo domínio. Por exemplo, usando o CNAME domains.tumblr.com em um domínio, o domínio estará permitindo a entrada do Tumblr nele, ou seja através do Tumblr você poderá ter acesso a este domínio e não mais pela entidade registradora como antes. E será o que usaremos para configurar o domínio após o registro para o Tumblr.

Acima você aprendeu basicamente o que precisava para poder criar e apontar um domínio .com.br para o seu Tumblr. Agora vamos ao tutorial.

Como registrar um domínio .com.br de graça

Este é o segundo passo e é o mais fácil de ser feito. Primeiramente entre no site www.conecteseunegocio.com.br e no menu onde diz “comece já”, você clica e segue em frente com o cadastro. Quando pedi CNPJ, caso você não tenha um, você poderá gerar um através do site www.geradorcnpj.com, após a próxima tela, você pode colocar qualquer nome e escolher qualquer categoria, isso não é importante. Depois de fazer isso você poderá fechar as próximas telas e prosseguir para o próximo passo.

Como registrar e configurar um domínio para o Tumblr

Essa é a parte em que você escolhe o nome do seu domínio que pode ser o mesmo do seu Tumblr, desde que esteja disponível. Para começar basta clicar no botão rosa “Publicar na Web”, uma janela se abrirá pedindo para que você defina o nome do domínio, você escolhe um de acordo com a disponibilidade do mesmo e vai para a próxima janela onde pergunta qual plano você quer escolher. Escolha o primeiro, o qual é grátis no primeiro ano junto com o domínio.

Depois de obter o Yola Bronze, uma nova janela será aberta e pedirá a confirmação dos seus dados, você preenche o formulário e clica em resgatar, depois de resgatar, você pode seguir em frente para próxima etapa que dará início a finalização da configuração do seu domínio para o Tumblr. Bem, esta é a parte mais difícil e chata, uma vez que você precisará esperar duas horas até que a empresa Yola confirme o registro do domínio.

Ao se passar as duas horas, você acessa o seguinte link http://my.yola.com/domains/ e vamos iniciar a configuração do domínio com o Tumblr. Ao acessar o link, clique no nome “configurações avançadas” e em seguida no botão  “Change Your DNS Settings” e ao abrir uma tela parecida com a da imagem abaixo, você clica em “Adicionar registro DNS”, no botão ao lado, escolha “CNAME” e  e na primeira caixinha coloque www, na segunda, coloque domains.tumblr.com. Agora novamente, clique no botão “Adicionar registro DNS”  e escolha CNAME e na primeira caixinha deixe em branco, na segunda, digite domains.tumblr.com e clique em atualizar.

Screenshot tirada do painel de configurações de DNS do Yola
Clique sobre a imagem para vê-la em tamanho grande

Feito tudo isso, você abre o painel de configurações do seu Tumblr e abaixo de aplicativos terá o seu Tumblr, clique sobre ele e abaixo de “URL” haverá uma caixinha com o nome “Usar um nome de domínio personalizado” que deve ser marcada, e uma nova caixinha será aberta e ai você digita o seu domínio escolhido, por exemplo, www.tumblrdicas.com.br. Ele deverá estar neste padrão. Depois é só salvar e está finalizado o seu registro de domínio e configurado para o Tumblr.

Observação: Não é recomendável que você use um CNPJ falso, é ideal que você tenha um ou que tenha a permissão de um. O uso de um CNPJ gerado pode acarretar em problemas com a Justiça Brasileira, então faça isso por sua conta própria. O Tumblr Dicas não se responsabilizará pelos seus atos.